Curiosidades

Saiba como dançar melhora a saúde física e mental

 
Todos sabem que a dança melhora o estado de espírito e que é uma forte aliada do bem-estar físico também.

É uma linguagem universal que atrai miúdos e graúdos e que só acarreta benefícios, para além de ser uma excelente forma de aproximar as pessoas e de fazer novas amizades. Dançar faz bem a tudo, pelo que, mesmo em tempo de pandemia em que temos de permanecer confinados em casa, é uma boa ideia dedicar alguns minutos diários a fazer um “pézinho de dança” nem que seja sozinho.
 
Por ser uma forma de expressão tão completa e positiva para todos nós, apresentamos os benefícios da dança para a saúde física e mental.
 
Anote que, os principais benefícios da dança são:
 
1-  Melhora a circulação.
 
2- Ajuda a queimar gordura corporal.
 
3- Favorece o humor.
 
4- Fortalece os relacionamentos pessoais.
 
5-Facilita o contacto consigo mesmo.
 
Relativamente ao primeiro ponto, a dança melhora a circulação e está relacionada com o coração e o sistema cardiovascular.
 
Por ser um exercício aeróbico, reduz as possibilidades de vir a sofrer um enfarte.
 
Neste ponto, é ainda de anotar que, os benefícios da dança são tão importantes que a American Heart Association  a recomenda «como um exercício aeróbico para diminuir o risco de doenças cardíacas».
 
No que se refere ao ponto 2, a dança ajuda a queimar calorias e a perder gordura corporal. Este segundo benefício está diretamente relacionado com o primeiro: ao fazer um exercício aeróbico, não só irá melhora a circulação, mas também favorecer a queima de calorias e a perda de gordura corporal.
 
Além disso, a dança ajuda a aumentar a autoestima e os níveis de energia para enfrentar o dia a dia.
 
A dança também melhora o humor na medida em que, favorece a libertação de endorfinas e a melhoria da imagem corporal enquanto que exercita os músculos. Segundo os especialistas,  através da dança libertamo-nos de tensões, do stress acumulado e da ansiedade, o que ajuda a que as pessoas sejam mais felizes.
 
Por outro lado, a dança pode ser exercida como uma atividade relaxante. Dessa forma, ajuda a mente a desconectar-se de pensamentos negativos e preocupações. Além disso, favorece a canalização da adrenalina, aumenta a motivação e o entusiasmo pela vida. No mesmo leque de benefícios, os especialistas na matéria sugerem que a dança é uma atividade que ajuda a atingir o estado de fluxo.
 
No que se refere às relações pessoais apresentadas no ponto 4, a dança é um forte contributo para aproximar as pessoas, por ser uma disciplina social que ultrapassa culturas e diferenças humanas e se encontra nos pontos comuns. Podemos dançar sozinhos ou acompanhados, sendo que, em ambas as vertentes existem aulas para aprender a melhorar essas habilidades, o que por si só, é um ponto de ligação entre humanos. Também se pode dançar de forma informal em bailes ou coletividades e treinar, treinar até se sentir “um expert”.
 
Podemos pertencer a um grupo de dança com pessoas de várias idades, culturas e daí por diante, tal como podemos gostar de praticar de forma profissional ou informal, mas este tipo de atividade sugere sempre ligação aos outros, daí ser excelente para fazer novas amizades e para nos ligarmos aos demais.
 
O ponto 5, lembra-nos que, a dança também é um meio para estarmos connosco próprios, o que é tão importante nos nossos dias em que quase não temos tempo para pensar, ser e sentir. Neste contexto, «dançar é uma atividade artística que inclui uma alta componente emocional». A sua prática ajuda-nos a estar em contacto com o nosso interior e a expressar o que sentimos. Dançar é uma forma de libertação que nos permite comunicar através do movimento e expressar aquilo que, de outra forma, nem sempre se consegue. Permite-nos “falar sem palavras”, mostrando aquilo que somos, que temos e que sentimos.
 
Por ser um exercício tão completo e de fácil acesso, a dança já é recomendada como uma forma de terapia em muitos locais do mundo.
 
A partir desta breve apresentação sobre os benefícios da dança, terá agora muitas mais razões para agarrar o seu companheiro ou companheira, os seus filhos e começar a deslizar pelo salão… não perca a oportunidade de ser cada dia mais feliz, dançando uns minutos sempre que isso “lhe saia de dentro”! É só escolher a música, entrar no ritmo e já está, a sua saúde começa a beneficiar!
 
Fátima Fernandes