Comportamentos

Saiba em que situações pode dizer palavrões

 
Através de uma compilação da Reader´s Digest, é possível aceder a vários estudos que comprovam e exemplificam situações em que se pode “asneirar” à vontade.

Assim sendo, pode dizer um palavrão quando:
 
1. Sentir dor
 
Um estudo da universidade de Keele, no Reino Unido, demonstrou que praguejar aumenta a tolerância à dor. Durante o estudo foi pedido aos participantes que mergulhassem uma mão dentro de um balde com água gelada e ficou provado que aqueles que disseram um palavrão aguentaram mais tempo de molho.
 
2. Quando estiver chateado
 
Segundo o psicólogo John M. Grohol, dizer asneiras, desde que não sejam dirigidas a ninguém, tem um efeito catártico e faz com que as pessoas se libertem de sentimentos de ódio e frustração. A partir de agora esqueça os murros na parede, que ainda se magoa. Se quer extravasar a raiva, é começar a debitar o seu dicionário de calão.
 
3. Quando se sentir impotente
 
Acreditando que o palavrão pode ser uma forma de exteriorização da força interior, vale sempre a pena “gritar” algo num momento de impotência! Segundo o psiquiatra Neel Burton, o palavrão tem o condão de aumentar a confiança e a autoestima, impulsionando ações futuras. 
 
4. Quando estiver com uma chamada em espera
 
Há chamadas que nunca mais acabam. Há música e mais música para os ouvidos e nervos que “dão cabo” da saúde! Essa é uma das situações em que pode “desabafar” com um valente palavrão, pois pode mesmo acontecer que a sua chamada passe à frente na lista!
 
Além de ajudá-lo a sentir-se melhor, alguns sistemas estão programados para detetar esse tipo de vocabulário e fazer com que a chamada seja atendida mais rapidamente, por isso, vale sempre a pena tentar!
 
Depois, há inúmeras situações que não foram aqui mencionadas, mas que também podem ser integradas nas categorias acima, basta que as adeque da melhor forma e que encontre o pretexto ideal para soltar um palavrão! Sim, pode libertar asneiras durante um jogo de futebol, numa fila de trânsito, perante uma dentada na língua, um tropeção na rua ou qualquer coisa do género que, afinal tem um alívio mais rápido do que se poderia pensar!
 
Fátima Fernandes