Comportamentos

Saiba se é uma pessoa emocionalmente madura

 
De uma forma simplista e resumida, diz-se que uma pessoa é emocionalmente madura quando consegue manter-se fiel a si mesma, aos seus valores, personalidade e comportamento nas mais variadas situações e na presença de diferentes pessoas.

Se é fácil identificar uma pessoa madura, mais complicada é a tarefa de construir a maturidade, uma vez que, naturalmente o ser humano passa por diferentes fases de desenvolvimento e, em cada uma delas tem de encontrar o seu “eu” e de se assumir tal como é no meio das muitas mudanças e também após as experiências vividas.
 
De acordo com o "Dicionário Michaelis", maturidade significa: "(...) Estado ou condição de ter atingido uma forma adulta ou amadurecida; qualidade daquele que, por ter atingido a idade madura, age com reflexão, com bom senso e prudência(...) ". Segundo a psicóloga Stèphanie Krieger, somos maduros quando atingimos uma certa idade e sabemos lidar melhor com os acontecimentos decorrentes, seja qual for o âmbito da nossa vida: pessoal, profissional ou emocional.
 
Segundo a mesma especialista, conseguimos alcançar essa condição, através da maturação de determinadas áreas cerebrais, mas também através das mudanças nas nossas fases de vida. Por exemplo: na adolescência, a maior preocupação é "o que os outros vão pensar?", o que é completamente adequado para uma fase em que se procura a formação de uma identidade própria e a adequação em grupos fora do círculo familiar. Contudo, com o passar do tempo, essa preocupação vai diminuindo e dando espaço a outras como escolhas profissionais, casamento, independência financeira, segurança etc.", explica a profissional que destaca os 4 sinais da maturidade:
 
1.Menos mudanças bruscas de humor
 
Segundo a mesma psicóloga,  o humor e a sua instabilidade vai-se alterando consoante a idade. Quando somos mais jovens, tendencialmente somos mais bruscos, instáveis e passamos por diversas oscilações. À medida em que vamos amadurecendo, passamos a ser mais serenos e com um maior controle sobre as nossas ações o que, naturalmente que nos dá uma maior sensação de tranquilidade e consciência de que temos mais recursos para lidar melhor com as adversidades.  Uma prova de maturidade é mesmo pensar antes de reagir, conseguir prever alguns acontecimentos devido à experiência adquirida e saber controlar o estado de humor nas mais variadas situações.
 
2.Maior tolerância às frustrações, erros e fracassos
 
Outro sinal de que estamos mais maduros é a forma como lidamos com as adversidades. "Depois de passarmos por várias situações semelhantes, aprendemos que, os momentos negativos fazem parte da vida, que nem tudo pode ser alterado e acabamos por nos preparar para lidar com as adversidades como parte do processo. À medida em que vamos amadurecendo, vamos aprendendo que, até é importante passar por determinadas situações, uma vez que, as mesmas nos ajudam a crescer, a desenvolver habilidades e a fornecer-nos conhecimento, pelo que se aprende a lidar melhor com as situações negativas e a perceber que fazem parte de nós e da própria vida. Aprendemos que, também as conquistas não escapam à frustração, pelo que temos é de retirar o melhor de cada situação e saborear muito mais o valor da vitória.
 
3.Uma identidade mais fortalecida
 
À medida em que crescemos e que nos desenvolvemos, vamos construindo um maior sentido para a nossa identidade, dando mais amplitude ao que somos e desenvolvendo um maior autoconhecimento o que, no seu todo, nos vai ajudar a reunir mais clareza sobre nós próprios e sobre os demais. Tornamo-nos mais independentes, mais seguros e confiantes, sobretudo porque não dependemos tanto da opinião dos outros e passamos a acreditar muito mais nas nossas habilidades e características.
 
4.Mais facilidade em estabelecer relacionamentos
 
Após um longo percurso em que aprendemos tudo através dos outros, em que nos preocupamos com as suas opiniões, o amadurecimento mostra-nos que temos de já ter desenvolvidas algumas áreas cerebrais que nos facilitam a relação com os outros. Já nos sabemos comportar nas mais variadas situações, já temos um determinado grau de autonomia, já nos conhecemos minimamente e é chegado o momento de evoluirmos também com os demais. Assim, somos maduros quando, a par das alterações cerebrais, conseguimos aproveitar o conhecimento adquirido pelas experiências vividas, transformar esse conteúdo de forma a que nos seja mais útil e aplicá-lo noutros contextos. Ao mesmo tempo, esse conjunto de experiências dá-nos segurança e capacidade para que sejamos mais empáticos, assertivos e com capacidade para lidar com as mais variadas situações. Com a maturidade emocional torna-se mais fácil evitar os conflitos entre as pessoas porque conhecemos os nossos limites, sabemos o que devemos fazer nas mais variadas situações e preocupamo-nos muito menos com o que os outros pensam de nós, o que também evita muitas discussões e tensões, pelo que se torna mais fácil vivenciar relações mais duradouras, saudáveis e tranquilas.
 
Fátima Fernandes