Comportamentos

Saiba se está a ser vítima de um bajulador

 
Todos sabemos o quanto um elogio nos faz bem e nos motiva para fazermos algo melhor, no entanto, é preciso ter em conta que, há pessoas que “oferecem” elogios só para colherem algo em troca, só para satisfazerem as suas necessidades em relação aos outros. São os bajuladores e usam uma poderosa arte de manipulação para cumprirem os seus objetivos.

É um facto que, os bajuladores possuem uma capacidade incrível para enganar os outros usando o tipo de elogio que melhor se encaixa naquela pessoa. É por essa razão que é fácil cair nessa sua arte de adulação manipuladora, uma vez que, a mesma usa a vaidade do nosso ego ou o nosso bom coração para colher vantagens da situação.
 
O bajulador oferece o elogio tendo em mente sempre aquilo que pretende, por essa razão, escolhe as palavras ao pormenor e está sempre atento para saber se as mesmas foram bem aceites pela sua vítima. Age dessa forma porque os outros são um mero veículo para alcançar o que pretende. Se nos diz: “que bonita que estás hoje!” é porque pretende tirar partido do nosso bom humor e brilho para algo de que necessita. Se nos diz “tu és mesmo boa pessoa”, isso quer dizer que nos vai utilizar para algo que envolva a nossa bondade e compreensão. Seguidamente apresenta logo um discurso direcionado para o que pretende: “queria pedir-te um favor, se podes falar com a pessoa X ou Y…”. O bajulador usa como estratégia o elogio para depois pedir algo em troca. É como se nos fizesse o favor de nos elogiar para que lhe devolvamos aquilo de que necessita. No fundo, encara tudo como uma troca. O problema destes indivíduos é que são tão gentis a dar o elogio que depois fazem com que a outra pessoa não lhes consiga negar o favor.
 
Após um elogio, como é que se diz a um bajulador que não se faz o que nos pediu?
 
O segredo é simples, é estar muito atento à arte de manipulação destes sujeitos, encarar o elogio como algo que ele disse porque quis e, seguir em frente. É basicamente não lhe dar muita importância, pois caso contrário, ficamos presos ao seu estilo.
 
Na realidade, um elogio sabe sempre bem, mas temos de aprender a descodificar quem o profere com sinceridade, pois caso contrário poderemos estar a ser vítimas de um bajulador.
 
Com este artigo pretendemos que fique mais alerta, que encare a vida com algum pragmatismo e que se certifique das intenções de quem lhe faz um elogio, pois caso contrário, poderá entrar num caminho perigoso para a sua liberdade individual. No fundo, é receber o elogio sem se sentir obrigado a ter de fazer o favor e, sempre que possível, optar por estar com pessoas distintas; que lidem connosco numa base de igualdade, de respeito e desinteresse. Se procurarmos bem, acabamos por encontrar gente boa, que elogia porque sente e que também gosta de colher um bom elogio. Não perca tempo com bajuladores, pois na realidade é de pessoas tóxicas que se trata! Se precisa mesmo de um elogio para avançar na vida, olhe para dentro de si, pois certamente que vai encontrar boas razões para ter orgulho, autoestima e mais autoconfiança!
 
Fátima Fernandes