Desporto

São Brás de Alportel "capital" da Petanca

 
 
O Parque Desportivo e de Lazer de São Brás de Alportel conta com um novo equipamento: um Complexo de Campos de Petanca inaugurado que foi inaugurado ontem, com a primeira edição da Taça do Município em Petanca.

 
“É para mim motivo de orgulho iniciar este novo mandato com a inauguração do Complexo de Campos de Petanca, um novo equipamento desportivo que vem enriquecer a diversidade de oferta do Parque Desportivo e Lazer de São Brás de Alportel”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, durante a cerimónia de inauguração.
 
A obra de criação do novo complexo integrou a construção de quatro campos de petanca devidamente equipados, bem com iluminação, mobiliário urbano e arranjo urbanístico. A intervenção incluiu ainda trabalhos ao nível das drenagens, num investimento municipal de 17.712,58 euros (C/IVA), executado por uma empresa são-brasense.
 
“Estes quatro campos vêm dignificar e impulsionar ainda mais a prática desta modalidade intergeracional que conquista cada vez mais adeptos no município. Este é um investimento no desporto, na saúde e na qualidade de vida dos são-brasenses!”, acrescentou Vítor Guerreiro.
 
O diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, José Moreno, aproveitou o momento para sublinhar que o Algarve está a afirmar-se cada vez mais na área do desporto e elogiou o Município de São Brás de Alportel por considerar o desporto como um investimento e não como um custo.
 
O Complexo de Campos de Petanca vem reforçar o parque desportivo e de lazer são-brasenses e pretende ser um espaço aberto quer a praticantes como a potenciais praticantes desta modalidade, com bastante expressão no concelho de São Brás de Alportel, concelho que desde há muito foi o escolhido para sede da Federação Portuguesa de Petanca que este ano completou 25 anos de existência.
 
Presente na inauguração, o Presidente da Federação Portuguesa de Petanca, Gameiro Alves, enalteceu a forma como o Município de São Brás de Alportel encara e valoriza a modalidade, postura que disse evidenciar-se com a construção do complexo agora inaugurado.
 
Apontando a petanca como uma modalidade que está a ganhar cada vez mais praticantes em Portugal, Gameiro Alves expressou o desejo de que São Brás de Alportel possa receber a Taça Nacional de Petanca de 2018.
 
A primeira edição da Taça do Município em Petanca, decorreu durante a tarde de domingo, 5 de novembro, e contou com a participação de 19 equipas de atletas federados dos clubes da terra e a atletas federados e não federados de São Brás de Alportel. Ao todo, a iniciativa envolveu 38 jogadores, realizando-se cerca de 24 jogos e tendo como vencedores da 1ª edição da Taça do Município Emanuel Guerreiro e Tiago Brito.
 
A Taça do Município em Petanca foi organizada pela Câmara Municipal, com o apoio e colaboração do Grupo Desportivo e Cultural de Machados e da Federação Portuguesa de Petanca.