Sociedade

São Brás de Alportel ganha Bandeira de Vila de Excelência

São Brás de Alportel aderiu ao projeto Rede Cidades e Vilas de Excelência, com o intuito de vir a obter a certificação do título de Vila de Excelência. O protocolo foi formalizado esta quarta-feira, durante a cerimónia do hastear da Bandeira da Rede Cidades e Vilas de Excelência no edifício do município.

 
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, do vereador Acácio Martins, da Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles, do Coordenador Nacional do projeto, Pedro Ribeiro da Silva, e do presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, David Gonçalves. 
 
Trata-se de um projeto de 4 anos em que o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade procura valorizar e reconhecer as cidades e vilas portuguesas que respeitam um conjunto de princípios definidos pela Rede, no sentido de tornar os concelhos lugares mais acessíveis e inclusivos, dotados de mobilidade ciclável, procurando soluções sustentáveis e amigas da comunidade envolvente.
 
Sendo esta uma área prioritária para o município de São Brás de Alportel, a autarquia destaca que têm vindo a ser desenvolvidos nos últimos anos vários projetos e iniciativas no âmbito da acessibilidade e mobilidade reduzida, com vista a melhorar os acessos e as infraestruturas que fazem parte do quotidiano dos são-brasenses, como é o caso da Ciclovia na Circular Norte. Por isso as duas áreas escolhidas do projeto Rede Cidades e Vilas de Excelência são: Vila Acessível para Todos e Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável.
 
“Estamos convictos que a participação de São Brás de Alportel na Rede Cidades e Vilas de Excelência trará ao nosso concelho mais acessibilidades, mais vias cicláveis e melhores condições para acolher todos os são-brasenses sem limitações”, garantiu Vítor Guerreiro.
 
No âmbito do projeto “São Brás Acessível para Todos”, o município ganhou nesta quarta-feira, para além da Bandeira da Rede Cidades e Vilas de Excelência, uma nova rampa junto à Praça de Táxis, na Avenida da Liberdade, uma obra executada com vista a melhorar os acessos no centro da vila para pessoas com mobilidade reduzida.