Sociedade

São Brás de Alportel:Fundo Social de Emergência já ajudou perto de duas dezenas de famílias

 
Criado em 2014, o Fundo Social de Emergência da Câmara Municipal de São Brás de Alportel tem sido uma ajuda importante para as quase duas dezenas de famílias que viviam em situação de maior vulnerabilidade social.

 
Para 2017, o Município garante reforçar o investimento nesta medida.
 
No ano de 2016 o valor de apoio prestado ultrapassou os 5 mil euros, "para colmatar graves carências e necessidades". 
 
O Fundo Social de Emergência está destinado a apoiar situações de maior emergência, ao nível das necessidades básicas, entre os agregados familiares do concelho. Ao longo de dois anos de existência este programa permitiu ajudar inúmeras famílias nas mais variadas ocasiões: na aquisição de alimentos, lentes graduadas ou próteses oculares, e ainda num conjunto de equipamentos para apoio a pessoas com mobilidade reduzida.
 
Acompanhando de perto esta realidade, e de modo dar a mais rápida e eficaz resposta a este tipo de necessidades, a autarquia propõe com a criação deste fundo dar continuidade ao trabalho de parceria que tem vido a ser desenvolvido na área social, através da Rede Social e de outras estruturas informais. 
 
Esta resposta social é gerida pelos Serviços Sociais Municipais, contando para isso com a colaboração de uma instituição de solidariedade social local, o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia (CCD).
 
Uma medida complementada pelo trabalho já desenvolvido pela Plataforma Local de Ajuda Alimentar, que faz chegar bens alimentares a mais de 200 lares, numa parceria que reúne a Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia e os núcleos locais da Cáritas e do Exército de Salvação.
 
Algarve Primeiro