Sociedade

Secção Sul da Ordem dos Enfermeiros e Hospital de Faro ensinam população a salvar vidas

 
Um grupo de enfermeiros realiza este sábado, 29 de Agosto, entre as 9h00 e as 17h00 horas, no Hospital de Faro, um curso para ensinar pais e educadores a agir em caso de afogamento de crianças até aos oito anos.

 
O Conselho Diretivo da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, em parceria com o Centro Hospitalar do Algarve (Unidade de Faro) tem vindo a promover nos últimos anos vários cursos de Suporte Básico de Vida Pediátrico.  Ministrado por enfermeiros do Hospital de Faro, o curso pretende capacitar pais, professores e educadores de crianças com os procedimentos adequados em caso de necessidade de utilização de manobras de suporte básico de vida.
 
"Neste curso simulamos situações reais com enfoque nas situações que são mais típicas nesta altura do ano, como os afogamentos", salientou José Neutel, enfermeiro responsável por esta ação.
 
Para Alexandre Tomás, presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, “este projeto surgiu porque o afogamento continua a ser uma das causas de morte evitáveis, em crianças sobretudo até aos 8 anos. Como enfermeiros possuímos competências que devemos utilizar em prol da formação dos cidadãos, principalmente perante situações de emergência”.
 
O afogamento continua a ser em Portugal a segunda causa de morte entre as crianças, sendo apenas ultrapassada pelos acidentes de viação, de acordo com a UNICEF. Este é o quinto ano em que decorre esta parceria entre a Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros e o Hospital de Faro e pelos cerca de 32 cursos já realizados passaram cerca de 600 pessoas.