Desporto

SEF fiscalizou jogadores das camadas jovens de dois clubes algarvios

 
Nesta operação estiveram envolvidos 84 operacionais do SEF, das várias direções regionais e da direção central de investigação.

 
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), detetou algumas situações de irregularidade, quer na presença no país, quer na atividade de jogadores estrangeiros de futebol das camadas jovens em alguns clubes nacionais, tendo sido identificados 103 atletas estrangeiros, 16 dos quais notificados para comparência nas instalações do SEF, a fim de aferir a sua situação no país.
 
Deste modo o SEF informou que "verificou oito jogadores que estavam que em situação de permanência ilegal, sendo dois deles, maiores de 18 anos, notificados para abandonarem o país no prazo de 20 dias, tendo os outros seis que regularizar a sua situação, nos termos da lei".
 
No total foram detetadas 37 situações de irregularidade na atividade dos jovens em Portugal, por não possuírem o título jurídico adequado para a prática desportiva.
 
A operação de fiscalização foi realizada ontem, e incidiu em 16 clubes, a maior parte da primeira liga, como o Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Clube de Futebol os Belenenses, Grupo Desportivo Estoril Praia, Vitória Futebol Clube – Setúbal, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Braga, Vitória Sport Clube – Guimarães, Associação Académica de Coimbra, União de Coimbra, União Desportiva de Leiria, Académico de Viseu Futebol Club, Sporting Clube Olhanense; Sporting Clube Farense, Clube Desportivo Nacional (Madeira) e Sport Clube Angrense (Açores).
 
O SEF esclarece que, "esta ação surgiu na sequência de outras que tem realizado e nas quais detetou um número significativo de atletas em situação de permanência e de atividade irregular no país".
 
Desta feita a operação centrou-se nas camadas jovens, nomeadamente nos escalões juniores A e B.