Sociedade

Sepna da GNR de Albufeira recupera cobra Píton Albina abandonada

 
O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Albufeira recuperou esta manhã, uma cobra Píton Albina, com cerca de 2 metros, abandonada no interior de um contentor de lixo na zona dos Salgados em Albufeira.

 
Segundo comunicado da GNR, "o réptil, com o nome cientifico “Python molurus bivitattus”, foi encontrado por um popular, residente nas imediações, que surpreendido pela descoberta e pelo tamanho do animal, encontrado em zona, contatou de imediato as autoridades".
 
Atendendo aos riscos que a situação comportava, tanto para o animal como para a população, de imediato o Núcleo de Proteção Ambiental, da GNR de Albufeira fez deslocar uma equipa ao local, tendo desencadeado uma operação de resgate da cobra, a qual depois de recolhida foi encaminhada para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Parque Natural da Ria Formosa em Olhão.
 
A GNR esclarece que "desconhece até ao momento a identificação do proprietário da Píton Albina bem como a forma como foi lá parar, sendo este, nos últimos três anos, o décimo réptil abandonado que foi recuperado pelo SEPNA da GNR no Algarve".
 
A cobra Píton Albina, a primeira encontrada na região, é uma espécie não venenosa que vive em florestas húmidas e zonas rochosas perto de água, podendo atingir 8 metros e pesar até 80 quilos, alimentando-se de ratos, coelhos, aves, e mamíferos de pequeno porte.