Sociedade

Sindicato alerta que trabalhadores do Centro Hospitalar do Algarve "estão próximo da exaustão"

 
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, denunciou hoje em comunicado a crescente falta de pessoal no Centro Hospitalar do Algarve nomeadamente, pessoal técnico e auxiliar.

 
O mesmo sindicato revelou que se trata de uma situação que "poderá levar em breve à diminuição de camas nos internamentos e ao encerramento de serviços, onde os trabalhadores vêem-se confrontados com escalas de serviço com horas de trabalho suplementar, onde estão próximo da exaustão".
 
Os sindicalistas dizem que já questionaram a Administração para o excesso de trabalho suplementar do pessoal técnico e auxiliar, tendo sido informados que "há falta de pessoal e não têm autorização para contratar mais trabalhadores". 
 
Neste momento calcula-se que só para a carreira auxiliar de ação médica (assistentes operacionais) a falta seja de cerca de 80/100 trabalhadores desta categoria para que os serviços consigam funcionar normalmente.
 
O mesmo comunicado chama a atenção para as várias declarações do Ministro da Saúde, garantindo a contratação de mais médicos e enfermeiros para o SNS, "sem nunca referir a contratação de pessoal de outras carreiras" nomeadamente trabalhadores das carreiras técnicas e auxiliares (assistentes operacionais).
 
O Sindicato alerta a população algarvia "do esforço exercido pelos profissionais das carreiras técnica e assistentes operacionais que estão perto do esgotamento sem conseguir dar a resposta devida que o SNS exige, e os utentes merecem".