Economia

Sindicato da Hotelaria do Algarve exige aumento dos salários face aos resultados das empresas

 
Segundo o Sindicato da Hotelaria do Algarve, o ano de 2013 foi considerado “o melhor ano turístico de sempre” e 2014 “foi um ano de recordes turísticos na região e no país”.

 
Nos primeiros cinco meses deste ano, comparativamente com o mesmo período do ano anterior, a hotelaria da região registou um crescimento de 3,9 % de proveitos (atingindo 161,2 milhões de euros) e as voltas nos campos de golfe somaram mais de meio milhão de voltas (510.080), mais 6,7 % (+ 32 mil voltas).
 
Face a estes resultados o mesmo Sindicato, destaca que a qualidade de vida do trabalhadores, deste setor de actividade, "não tem melhorado pelo desemprego, a precariedade, os baixos salários e os salários em atraso, os horários desregulados e prolongados, a diminuição do número de trabalhadores, a chantagem e pressão do patronato para aumentar a exploração, havendo situações de autêntica escravatura em pleno séc. XXI", destaca a estrutura sindical.
 
O Sindicato diz estar a desenvolver, durante os meses de Agosto e Setembro, uma campanha nos locais de trabalho e na rua de denúncia "entre aquilo que têm sido os resultados positivos para as empresas e a degradação das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores do setor".
 
Ao mesmo tempo o sindicato está a apelar à mobilização dos trabalhadores por melhores salários, "em defesa dos direitos conquistados e pelo direito a uma vida digna".
 
Para dar expressão à campanha estão a ser distribuídos pela região 15 faixas de rua, 150 cartazes pelos locais de trabalho bem como milhares de comunicados.