Economia

Tavira, Loulé e Albufeira concentram novos fogos no Algarve

Os concelhos de Tavira, Loulé, Albufeira concentram 43% dos 734 novos fogos na região algarvia, de acordo com as estatísticas do Confidencial Imobiliário/ADENE – Agência para a Energia.

 
Em 2013, foram emitidas pela ADENE declarações de conformidade regulamentar (DCR) para 734 fogos novos na região do Algarve, um número total de fogos que diz respeito a 339 projetos de construção nova em carteira, dos quais 307 são relativos a projetos de moradias unifamiliares e os restantes 32 edifícios de apartamentos, os quais englobam 406 fogos. 
 
Ao longo de 2013, o potencial de investimento em construção nova decresceu no Algarve, iniciando o ano com 259 fogos pré-certificados (no primeiro trimestre), contra 159 fogos certificados no último trimestre do ano. 
 
Esse dado resultou essencialmente da redução do número de projetos de edifícios de apartamentos de média dimensão, possuindo entre 10 a 20 fogos, para os quais foram emitidos pré-certificados, refere o estudo da CI/ADENE. 
 
No quarto trimestre de 2013, não foram alvo de certificação quaisquer projetos deste tipo, ao contrário do verificado nos trimestres anteriores. 
 
Também os projetos referentes a moradias apresentaram uma quebra significativa entre o terceiro e o quarto trimestre do ano passado, passando o volume de novos projetos em pipeline de 99 para 60 unidades.