Sociedade

TAVIRA:Duo Contracello atua no “Música nas Igrejas”

 
Integrado no “Música nas Igrejas” realiza-se, no dia 28 de fevereiro, pelas 18h00, na Igreja da Misericórdia, o concerto do Duo Contracello.

 
Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo) fundaram e iniciaram a sua atividade em 1993, apresentando-se quer em Portugal, quer em países como Espanha, França, Suíça e Estados Unidos da América. 
 
Em 1996, lançam o seu primeiro trabalho discográfico “Duo Contracello I, CD Númerica 1055”, o qual contou com o apoio do Ministério da Cultura e incluiu as obras de Joseph Bodin de Boismortier, Ignaz Pleyel, Gioacchino Rossini e Alexandre Delgado. Em 2006, surge o seu segundo CD “Duo Contracello II” com composições de Couperin, Keyper, Mozart, Boukinik e Carlos Azevedo.
 
A versatilidade interpretativa destes músicos revela um reportório que se estende de Couperin a Berio, o qual tem vindo a ser enriquecido com obras originais dedicadas ao Duo, nomeadamente, por António Vitorino D’ Almeida (Toccata Dupla), Paulo Jorge Ferreira (Duplum), César Viana (L’ Eau qui Dort), Isabel Soveral (Anamorphoses VIII) e Sérgio Azevedo (Divertimento Concertante e Sonatina Bassa).
 
O Duo Contracello tem sido financiado através de concursos da Direção Geral das Artes (Dgartes) e encontra-se a concretizar o projeto “Música portuguesa para violoncelo e contrabaixo- concertos e edição discográfica”.
 
O “Música nas Igrejas” visa dinamizar o património edificado, bem como promover o gosto pela música. Os concertos ocorrem todos os sábados e destinam-se ao público em geral.