siga-nos | seja fã
PUB
 

Hugo Vasques Lopes

Imprimir Partilhar por email
29-07-2015 - 16:02
Pela curiosidade que suscita, pelo dinamismo que transmite e pelo valioso exemplo saudável que reúne, desafiamos Hugo Vasques Lopes a falar-nos da FrutaMar e, ao mesmo tempo, a contar-nos como tem sido o seu percurso pessoal e profissional.
 
Desde o primeiro momento percebemos que se trata de um empreendedor dotado de muita criatividade e vontade de vencer…
 
É natural de Tavira, nasceu em 1977 e, é o rosto da “FrutaMar”.
 
Começamos por lhe perguntar de onde surgiu esta ideia que tem surpreendido os veraniantes e levado mais saúde ás praias algarvias…
 
“A ideia da "FrutaMar" surgiu em 2011, quando ainda estava emigrado em Londres, e após visionar um filme onde 2 turistas recebem de um empregado num resort turístico uma pequena embalagem de cenouras em palitos. 
 
De imediato pensei: - porque não criar este conceito em Portugal? Porque não criar uma alternativa saudável às Bolas de Berlim e outros doces que só se vendem nas praias? E assim fiz. Meti mãos à obra e escrevi as linhas orientadoras da Fresh4you (que iria vender legumes crus e prontos a consumir), mas depois senti que se calhar fruta de época seria melhor, então os legumes ‘morreram’, bem como a Fresh4you (isto tudo ainda no papel) e surgiu o projeto Fruta Fresca.”
 
Em 2014, “apresentei uma proposta à Capitania de Vila Real de Santo António (visto que em 2013 tinha apresentado proposta semelhante na Capitania de Tavira mas que depois não se concretizou), e ai sim, o projeto avançou com o nome “Fruta Fresca” e iniciei as vendas (com cerca de 6 colaboradores) nas praias de Monte Gordo, Cabeço, Altura, Lota e Manta Rota. Nesse primeiro ano teve uma aceitação estrondosa...”
 
Em pouco tempo, o projeto que tem como intuito levar mais saúde à praia, bem como proporcionar uma oferta alternativa aos habituais “snacks”que se comercializam à beira-mar, tem vindo a conquistar o seu espaço e reconhecimento por parte dos veraniantes que se deixam surpreender com a frescura da fruta da época.
 
Sempre a inovar, Hugo Vasques Lopes assume que “FrutaMar”, o nome escolhido pela sua mulher Neusa Lopes, seria uma marca mais forte e capaz de resumir o intuito do seu projeto.
 
Da Ilha de Tavira, rapidamente a “FrutaMar” chegou à Praia de Cabanas, Praia do Barril, Praia de Faro, Ilha da Fuzeta e Ayamonte - Espanha.
 
Para além da vertente comercial, o projeto tem o intuito de levar mais saúde à praia!
 
A venda de fruta fresca que sabe bem a qualquer hora e que está sempre a uma temperatura convidativa é o novo desafio para banhistas habituados ás bolas de Berlim e a outros doces que se vendem à beira-mar.
 
Para Hugo Vasques Lopes, responsável pela “FrutaMar”, “esta é uma excelente solução que evita ter de levar fruta de casa que, muitas vezes se estraga ou perde propriedades com o calor. Ao mesmo tempo, é uma forma saudável de estar na praia com alimentos essenciais à saúde.”
 
As frutas são vendidas ao longo do areal e contam com o trabalho de 10 colaboradores entre descascadores de fruta, embaladores e distribuidores.
 
Para além desta sua vertente empreendedora, Hugo Vasques Lopes é Animador Social no Lar de Santa Maria em Tavira.
 
É licenciado em Comunicação e Gestão de Eventos e constrói as suas oportunidades estando atento ás necessidades de cada momento.
 
“Residi sempre em Tavira até ao momento em que decidi rumar a Loulé para tirar o curso de técnico de animador social. Depois, fui para Lisboa cumprir o serviço militar no BST e fiz a licenciatura.”
 
Sempre a acreditar num futuro diferente, “fui para Londres onde fui tradutor de ingles e espanhol e regressei a Tavira onde sou Animador Social e desenvolvo o Projeto FrutaMar.”
 
A terminar o Mestrado em Educação Social, Hugo Vasques Lopes conta ao Algarve Primeiro que, começou a namorar ao 19 anos e casou aos 22.  “A nossa primeira filha nasceu ainda em Lisboa passados 5 anos e posso dizer que o nosso percurso tem sido muito acrescentado pelas pessoas que vamos conhecendo e com quem tenho tido oportunidade de contactar.”
 
Durante o tempo “que vivi em Lisboa, trabalhei quatro anos com o Sérgio Godinho, Vitorino, Boss Ac, Tito Paris, Ferro Gaita, entre outros nomes conhecidos do público e, acredito que as muitas experiências que tenho vivido, têm suportado também esta minha forma de encarar o mundo e as oportunidades.”
 
Com a garantia de estar atento ás necessidades das pessoas, como se tem verificado com a "FrutaMar", este jovem empreendedor algarvio é um exemplo de como vale a pena arriscar quando se acredita em algo e quando se conseguem reunir as condições para avançar com uma ideia, pois “na inovação é que está o ganho!”
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Correia



-

Medusa Band



-

Neide Laranjo (Santa Luzia)



-

Josué Nunes



-

Teodora Andrino



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

ver mais
 
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio