Desporto

Team Sky e Caja Rural juntam-se ao pelotão na Volta ao Algarve

 
A britânica Team Sky e a espanhola Caja Rural-Seguros RGA elevam para 15 o número de equipas com participação confirmada na 42.ª Volta ao Algarve, que vai realizar-se entre 17 e 21 de fevereiro de 2016.

 
Com a confirmação da Team Sky, terceira classificada no ranking mundial, a Volta ao Algarve passa a contar com as três melhores formações do Mundo em 2015, uma vez que a espanhola Movistar e a russa Katusha, primeira e segunda do ranking, já estavam asseguradas.
 
A Team Sky regressa ao Algarve com a responsabilidade de defender o título conquistado na edição anterior por Geraint Thomas. Apesar de as equipas esperarem pelos próximos estágios para decidirem os corredores com que se apresentarão em cada prova, Geraint Thomas anunciou, em entrevista ao sítio eletrónico Cycling News, que começará a época 2016 encadeando três provas por etapas: Tour Down Under, Volta ao Algarve e Paris-Nice.
 
Está, neste momento, confirmada a participação de nove equipas do WorldTour na 42.ª Volta ao Algarve: Astana (Cazaquistão), Cannondale (Estados Unidos da América), Katusha (Rússia), Lotto Soudal (Bélgica), Lotto NL-Jumbo (Holanda), Movistar (Espanha), Team Sky (Grá-Bretanha), Tinkoff (Rússia), Trek Factory Racing (Estados Unidos da América). 
 
A Caja Rura-Seguros RGA é, por sua vez, a sexta formação continental profissional confirmada. A equipa espanhola, uma das mais batalhadoras do pelotão internacional, conta no plantel com três portugueses - Domingos Gonçalves, José Gonçalves e Ricardo Vilela -, que deverão fazer parte da seleção para a Volta ao Algarve.
 
As equipas continentais profissionais confirmadas são a Bora-Argon 18 (Alemanha), a Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), a Novo Nordisk (Estados Unidos da América), a Roth-Skoda (Suíça), a Rusvelo (Rússia) e a Verva ActiveJet (Polónia). 
 
A Volta ao Algarve, enquanto primeiro grande acontecimento velocipédico do ano em Portugal, convida todas as equipas continentais portuguesas que venham a constituir-se, oferecendo, aos conjuntos portugueses uma oportunidade de competição ao mais alto nível e num evento de elevado mediatismo nacional e internacional.
 
A 42.ª edição da Volta ao Algarve terá cinco etapas. A primeira será uma jornada plana, ao gosto dos sprinters, a segunda terá final no alto da Fóia, a terceira será um contrarrelógio com cerca de 20 quilómetros, a quarta será a segunda oportunidade para os velocistas e a última vai acabar no alto do Malhão. O percurso detalhado será conhecido nas próximas semanas.
 
No último dia da Volta ao Algarve vai realizar-se o Algarve Granfondo, evento de massas para ciclistas amadores que conta já com mais de 250 inscritos, a cerca de 3 meses da data de realização, perspectivando-se um evento com grande participação.