Sociedade

Tem falta de medicamentos com receita médica? Avie hoje a receita!

 
As farmácias vão estar impedidas de aviar medicamentos com receita médica este sábado e domingo.

 
Desta forma, os utentes devem evitar ir à farmácia naquele período e procurar aviar as suas receitas eletrónicas até às 13.00 de sábado.
 
O estado vai proceder a uma atualização do sistema informático que vai impedir os profissionais das farmácias de aceder ao sistema.
 
Nesse sentido, está a circular a informação dando conta desse impedimento para evitar constrangimentos aos utentes que devem aviar as suas receitas antes do período estabelecido para essa atualização do sistema.
 
Os médicos vão ter de prescrever guias de tratamento.
 
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) vão fazer uma intervenção de atualização necessária nos seus centros de dados, o que vai deixar as farmácias sem poderem aceder ao sistema entre as 13:00 de sábado e as 04:00 de domingo.
 
Por isso mesmo, as farmácias não vão poder dispensar medicamentos prescritos em receita sem papel, porque não conseguem aceder ao sistema para as ler.
 
Segundo fonte da SPMS, esta intervenção é necessária e está planeada há muito tempo, razão por que se escolheu este dia - em que já não há pico de entradas nos hospitais por causa da gripe - e este horário. 
 
Os utentes devem evitar ir à farmácia naquele período e procurar aviar as suas receitas eletrónicas até às 13:00 de sábado, ou então a partir de domingo, estando impedidos de o fazer apenas naquele curto período, disse a mesma fonte.