Sociedade

Tem uns quilinhos a mais? Chore!

 
Não é novidade para ninguém que chorar faz bem à saúde, agora o conjunto de benefícios inerentes ao choro é que podem ser desconhecidos. Por isso, avançamos os resultados de um estudo com o intuito de melhorar a qualidade de vida (e do choro!) dos nossos leitores!

 
É verdade que o choro acalma, tal como é inquestionável que, após chorar a pessoa se sente livre para outras emoções e até parece ganhar um “novo fôlego” para uma determinada situação, mas os benefícios das lágrimas verdadeiramente sentidas, vão muito para além dessas particularidades.
 
O site Pop Sugar perguntou ao Dr. Pete Sulack, intitulado o ‘especialista em stress’, se era melhor chorar em momentos de stress ou respirar fundo e conter as lágrimas. Curiosamente o especialista destacou o choro como sendo o melhor “remédio”, já que “além de ser uma boa libertação emocional e psicológica e uma forma de lidar com emoções intensas, chorar também ajuda a reduzir os níveis de stress no corpo.”
 
De acordo com o Dr. Sulack as lágrimas contêm hormonas da prolactina, as hormonas adrenocorticotrófica e encefalina leucina (um analgésico natural), "todas são produzidas pelo corpo humano quando se está sob muito stress."
 
O mesmo especialista sugere que, uma boa forma para se livrar destas hormonas é através do choro, isto porque as lágrimas “reduzem os níveis de cortisol do organismo”.
 
O ato de chorar liberta a hormona do stress que pode fazer com se sinta ansioso e em pânico e que também faz com que o seu corpo se ‘agarre’ à gordura e a acumule na barriga.
 
Portanto, reduzir os níveis de cortisol significa sentimentos mais felizes e perda de peso mais fácil. 
 
É evidente que, tal só resulta quando se trata de uma necessidade eftiva de chorar e de libertar essa tensão acumulada. A ser assim, terá boas razões para eliminar peso e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma agradável sensação de liberdade e de descontração após as lágrimas vertidas com sinceridade.
 
Não é demais reforçar que, “só as lágrimas provocadas por verdadeiras emoções e/ou stress – e não pela cebola que vai cortar – contêm a hormonas de stress e trazem tais benefícios” – esclarece o mesmo especialista.