Família

Temos de ensinar os valores aos nossos filhos. Consulte estes 7 pilares fundamentais

 
Todos sabemos que educar é uma tarefa exigente e que requer amor, talento e muita criatividade para que façamos com que os mais novos recebam aquilo que temos de lhes transmitir da melhor forma possível.

 
Um ponto a favor dos pais é que os filhos adoram agradar, empenham-se muito em novos desafios e gostam muito de cumprir regras, pelo que não é muito difícil ensinar os valores a uma criança, é preciso é que se repitam esses pontos em comum, que se pratiquem esses valores como um exemplo e, de preferência que os mesmos estejam em harmonia com a escola e demais instituições que a criança frequenta. Com esta “rede” alargada, é mais fácil compreender, aceitar, cumprir e seguir essas orientações, pelo que, a escolha de grupos para atividades que vão ao encontro dos valores parentais também ajuda muito nessa tarefa.
 
O Guia Infantil reuniu os sete valores básicos que todas as crianças devem saber para que sejam mais livres, felizes, inteligentes, maduras, responsáveis e trabalhadoras, para que tenham uma finalidade e um propósito no mundo. Vamos conferi-los?
  
1. Educar os filhos com base na tolerância. Os pais devem ensinar os filhos a aceitar a diferença de critérios, de opiniões, de culturas, raças ou religiões. «Aceitar os demais com as suas diferenças é básico para construir relações humanas sadias e sólidas». É um valor muito próximo do respeito.
 
2. Educar os filhos para a  responsabilidade traduz ensinar as crianças «que tudo o que se faz tem consequências positivas ou negativas» e que os filhos «devem assumir a responsabilidade das suas ações para o bem e para o mal». Além disso, este valor está ligado ao compromisso com determinadas tarefas e obrigações.
 
3. Educar os filhos para a honestidade «significa ser sincero consigo mesmo e com os demais». Não mentir por causa do medo ou conveniência, «admitir erros, fazer coisas pelos outros sem esperar nada em troca, ser digno da confiança dos outros». Ensinar os filhos a protegerem-se é também explicar que nem todas as pessoas são honestas e praticam estes valores.
 
4. Educar os filhos para a bondade é ensinar as crianças a terem uma «inclinação para fazer o bem aos outros», a serem bondosas com o seu semelhante e ter «uma conduta amável».
 
5. Educar os filhos para a colaboração: refere-se a ensinar habilidades básicas como arrumar o quarto, recolher a mesa, colocar a sua roupa no cesto de roupa suja, entre outras. São habilidades que ajudarão as crianças no seu futuro porque «são básicas para a vida».
 
6. Educar os filhos para o perdão é preparar os mais novos para aprender a reconhecer o erro e a desculpar-se. Esta é uma forma de amenizar o dano cometido. 
 
7. Educar os filhos para a empatia: colocar-se no lugar do outro, ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa ou compreender os demais, é um valor definitivo para «evitar fazer danos gratuitos aos outros». Este valor ajuda-nos a explicar e a compreender a razão pela qual uma pessoa se comporta de determinada forma.
 
Segundo o Guia Infantil, estes alicerces são essenciais para o desenvolvimento pessoal e social de cada indivíduo, pelo que devem ser ensinados desde cedo e praticados no quotidiano por pais e filhos, já que o exemplo é a base de todas as regras.
 
Fátima Fernandes