Sociedade

Temperaturas (re)começam hoje a subida

 
O Algarve não deverá ultrapassar os 30ºC, mantendo-se com temperaturas agradáveis para a época do ano. Já o Alentejo poderá registar novamente valores na ordem dos 40ºC nos próximos dias.

 
Depois de uns dias “de férias” após a última vaga de calor, chega um novo alerta, desta vez da vizinha Espanha.
 
Segundo a Agência estatal de meteorologia espanhola, a partir de amanhã, sexta-feira, a Península Ibérica vai passar por uma onda de calor de longa duração.
 
A (AEMET) avança que que as temperaturas mais baixas que se têm registado nos últimos dias estão a acabar em virtude de uma vaga de calor que se prepara para percorrer ambos os países e durante alguns dias.
 
A Agência de metereologia espanhola fala de uma condição atmosférica "excecional, mais pela sua duração do que pelas temperaturas extremas.
 
Segundo o relatório da AEMET “o novo episódio de calor será sentido mais concretamente a partir de domingo, dia 05 de julho, e estender-se-á por boa parte da próxima semana. E as temperaturas atingidas superarão muito provavelmente os 40 graus Celsius”.
 
Pode ler-se ainda no documento que “também as temperaturas noturnas irão aumentar", mantendo-se geralmente "entre os 20 e os 24 graus”.
 
Por cá, o IPMA admite subida da temperatura, mas recusa "onda de calor".
 
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma subida gradual da temperatura a partir desta quinta-feira, que pode atingir os 39 graus no interior a partir de domingo, mas recusa falar em "onda de calor".
 
Segundo os técnicos da metereologia nacionais, a partir de domingo podem registar-se valores entre os 37 e os 39 graus no interior, especialmente no Alentejo, mas não se deve, para já, falar de uma onda de calor excecional.
 
A partir de quinta-feira da próxima semana, as temperaturas voltarão a descer, segundo as previsões. 
 
Para Lisboa não estão previstas temperaturas acima dos 30 graus até dia 10, o Porto atinge o máximo de 27, na próxima quarta-feira e, em Faro, as temperaturas máximas rondarão sempre os 30 graus.