Sociedade

Tempo Quente:Ativado plano Distrital de Emergência de Proteção Civil

 
Foram já ativados o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil e os Planos Municipais de Emergência de Proteção CiviL.

 
Na sequência da declaração da situação de calamidade, decretada hoje pelo Governo, ao abrigo da Lei de Bases da Proteção Civil, o Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, Jorge Botelho, convocou esta estrutura de coordenação politica para uma reunião extraordinária a decorrer nas instalações do edifício de apoio à Base de Helicópteros em Serviço Permanente de Loulé, junto ao Corpo de Bombeiros de Loulé.
 
Neste sentido, foram já ativados o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil e os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo.
 
Recorde-se que a ativação deste Estado de Calamidade Pública vai abranger, para além do Algarve, regiões Cento e Norte e o distrito de Beja e tem efeitos preventivos, visando precaver o surgimento de mais incêndios, num período em que são esperadas temperaturas muito altas, sendo possível que os termómetros subam aos 40 graus, sobretudo nas zonas do interior.
 
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou cinco distritos do continente e a Madeira em aviso amarelo devido à previsão de tempo quente.