Sociedade

Termómetros descem a partir de amanhã, mas pouco!

 
Esta semana tem permitido recordar o verão com temperaturas na ordem dos 30ºC na maior parte das regiões do continente e, na ordem dos 35 em Santarém.

 
As previsões dos técnicos da metereologia dão conta de um dia quente para hoje, com os termómetros ainda na casa dos 30ºC na maioria das regiões do país.
 
O Algarve não é exceção, sendo de assinalar céu limpo e vento moderado a forte em alguns locais, em especial no final da tarde.
 
Os distritos de Coimbra, Leiria, Santarém, Évora e Beja vão apresentar máximas entre os 30 e os 33 graus. 
 
Quase todas as regiões do país apresentam risco "Elevado" de exposição aos raios UV.
 
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 31 graus Celsius, no Porto entre 16 e 25, em Vila Real entre 14 e 29, em Viseu entre 15 e 29, em Bragança entre 11 e 27, na Guarda entre 15 e 24, em Coimbra entre 18 e 30, em Castelo Branco entre 17 e 29, em Santarém entre 17 e 33, em Évora entre 16 e 31, em Beja entre 17 e 31, em Faro entre 21 e 28, no Funchal entre 23 e 29, em Ponta Delgada entre 20 e 26, na Horta entre 21 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 23.
 
Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco ‘Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), ainda segundo o IPMA.
 
Em risco ‘Elevado’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Bragança, Braga, Guarda, Penhas Douradas, Porto, Viana do Castelo, Viseu, Setúbal, Sines, Vila Real, Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Portalegre, Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores e Santarém.
 
A região da Horta apresenta hoje risco ‘Moderado’ de exposição à radiação UV enquanto Angra do Heroísmo está com níveis ‘Baixos’.
 
Para as regiões com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado', o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
 
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').
 
 Onze concelhos do continente em risco 'Máximo' de incêndio
 
Devido às temperaturas altas, 11 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e da Região Autónoma da Madeira apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio.
 
De acordo com o IPMA, em risco ‘Máximo’ de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis (Coimbra) e Castanheira de Pera (Leiria), Machico e Santa Cruz (Madeira).
 
As previsões apontam para um arrefecimento a partir de amanhã, sendo que quer as mínimas, quer as máximas deverão começar a descer ligeiramente em todo o território do continente.