siga-nos | seja fã
PUB
 

Trissomia XYY

Imprimir Partilhar por email
15-08-2013 - 10:54
Entende-se por síndrome XYY, Trissomia XYY, ou síndrome de Jacobs, uma aneuploidia dos cromossomas sexuais, numa condição em que um sujeito herda um cromossoma Y extra em cada célula.
 
Esta situação ocorre somente em indivíduos do sexo masculino e dá lugar a um cariótipo 47,XYY. 
 
A síndrome XYY também é designada como trissomia XYY, aneuploidia 47,XYY ou síndrome do super-macho devido ao facto do sujeito herdar um cromossoma Y extra no acto da fecundação. 
 
É de realçar que, a maioria dos indivíduos com este erro genético são fenotipicamente normais, ainda que existam alguns sinais que, por norma, podem suscitar uma avaliação e um conjunto de anotações que podem ajudar a lidar com a situação. 
 
Devido “a um exagero” na masculinidade, pode ocorrer um cenário de crescimento mais acelerado na Infância, podem acontecer casos de homens com uma estatura muito elevada para a fase de desenvolvimento e comportamentos diferentes que podem merecer uma atenção médica. 
 
Ao mesmo tempo, existem relatos de situações comportamentais como sendo: distração, hiperatividade e crises de fúria na infância e início da adolescência, sendo que o comportamento agressivo não é um problema relevante, já que passa a ser controlado à medida em que se dá o desenvolvimento do sujeito e se toma consciência da diferença, motivo pelo qual, os pais desde logo devem ser informados. 
 
Incidência: 
 
Esta patologia tem um grau de incidência que se situa em 1 caso por cada 1000 nascimentos do sexo masculino. 
 
Descrição: 
 
Esta síndrome foi descoberta em 1961 por Willian Morgan, nos EUA. 
 
Desde a sua descoberta que, são muitos os estudos que têm sido levados a cabo no sentido de encontrar mais informações, sendo que, muitos pais de crianças identificadas, antes ou após o nascimento, com XYY, tornam-se extremamente preocupados com as implicações comportamentais. 
 
Alguns médicos acreditam que a informação deve ser omitida quando a identificação é feita após o nascimento para evitar preconceitos, enquanto que outros especialistas defendem precisamente o contrário, acreditando ser mais fácil lidar com a realidade através do conhecimento da mesma e tendo um acompanhamento psicológico adequado. 
 
É de salientar que, a incapacidade de avaliar o prognóstico em cada caso torna a identificação de um feto XYY num dos problemas de informação mais sérios enfrentados em programas de diagnóstico pré-natal. Há o risco de morte Perinatal para portadores da síndrome de duplo Y. 
 
A fertilidade dos portadores é regular e parece não haver nenhum risco aumentado de que um homem 47, XYY ter um filho com cromossomos anormais, no entanto, o aconselhamento genético é um recurso actual que ajuda a despistar muitas patologias. 
 
Algumas doenças observadas em pacientes com 47, xyy são: leucemia, linfomas (tumor geralmente no estômago e intestino, originando-se dos linfócitos – glóbulos brancos), criptorquidia (quando não houve uma descida correcta do testículo da cavidade abdominal para o escroto) e hipospádias (má formação na ponta do pénis). 
 
Causas: 
 
Apesar de muitos estudos realizados, ainda existem dúvidas face à causa desta patologia, ainda assim, acredita-se que seja a não-disjunção (soltar) paterna na meiose II, produzindo espermatozóides YY que dá lugar a esta condição. 
 
O cromossomo x transporta relativamente poucos genes, por esse motivo essa síndrome não apresenta tantas anomalias físicas. Essa síndrome também pode ocorrer quando a idade materna é avançada. Não há factores claramente definidos predispondo à ocorrência de 47, XYY. 
 
No entanto, foi constatado que o fumo na adolescência está associado a um aumento na dissomia presente no esperma e uma diminuição em aspectos específicos da qualidade do sémen. Isso pode afectar a fertilidade no homem e pode também aumentar a probabilidade de aneuploidia na prole, predispondo a ocorrência de 47, XYY. 
 
Características: 
 
Apresentam altura média de 1,80 m; 
Grande número de acne facial durante a adolescência; 
Anomalias nas genitárias; 
Distúrbios motores e na fala; 
Taxa de testosterona aumentada, o que pode ser um factor determinante para a inclinação anti-social e aumento de agressividade; 
Imaturidade no desenvolvimento emocional e menor inteligência verbal, factos que podem dificultar as relações com os outros; 
Crescimento ligeiramente acelerado na infância; 
QI ligeiramente abaixo do normal; 
Problemas na aprendizagem e na leitura; 
Volume cerebral reduzido; 
Dentes grandes; 
Glabela saliente; 
Mãos e pés mais compridos. 
 
Tratamento: 
 
Esta patologia por norma não apresenta problemas ou algum tipo de malformação física, pelo que, nem sempre é fácil de diagnosticar. 
 
Devido aos problemas emocionais que acarreta para o indivíduo e respectivos familiares, é importante que se defina um plano de apoio psicológico desde a tenra idade, onde o indivíduo aprenda técnicas para controlar a agressividade e, ao mesmo tempo, descubra intresses para ultrapassar problemas de distração, de isolamento e dificuldades de relacionamento interpessoal. 
 
A psicoterapia torna-se assim um apoio indispensável para melhorar a qualidade de vida de quem recebeu uma acumulação de masculinidade no acto da fecundação e precisa de aprender a lidar com a sua realidade o melhor possível. 
 
Nota: Entenda este artigo como meramente informativo e um ponto de partida para pedir ajuda médica perante uma suspeita. 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Saúde e bem-estar:A poderosa “terapia do abraço”  



-

Estudo alerta: "Tablets" e "smartphones" podem provocar atrasos na fala das crianças



-

Termografia infravermelha



-

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Chuva poderá chegar ao Algarve esta semana

Chuva poderá chegar ao Algarve esta semana

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Pela quinta vez Castro Marim distingue-se como "Autarquia + Familiarmente Responsável"

Pela quinta vez Castro Marim distingue-se como "Autarquia + Familiarmente Responsável"

ver mais
 
1ª edição do Luza Festival em Loulé promete ser referência internacional

1ª edição do Luza Festival em Loulé promete ser referência internacional

ver mais
 
Vila Real de Stº António volta a estar em destaque no desporto

Vila Real de Stº António volta a estar em destaque no desporto

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio