Sociedade

UAlg voltou a ter casa cheia em Dia Aberto

 
 
 
O Gabinete de Comunicação falou com alguns dos cerca de 1500 alunos do ensino básico e secundário para tentar perceber "qual a importância do Dia Aberto"

 
Começaram a chegar bem cedo, vindos dos quatro cantos do Algarve e de algumas escolas do Alentejo, para mais uma edição do Dia Aberto da Universidade do Algarve que, hoje, voltou a abrir as suas portas para mostrar um pouco do que se faz dentro da Academia. 
 
Ricardo Reis frequenta o 12º ano, vem da Escola José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel, e encontra-se a um passo de decidir qual o curso superior que quer tirar. Veio com os seus colegas e considera que esta iniciativa "é das melhores coisas que se pode fazer". Espera ficar a conhecer melhor os cursos, a Universidade, as pessoas e, quem sabe, talvez esta visita o ajude na sua decisão.
 
João Quitério é outro dos alunos que, mesmo estando no 12ºano, ainda não sabe o que vai escolher. Num futuro bem próximo, ele e os colegas que frequentam a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, vão ter de fazer opções. Rumaram à UAlg com o objetivo de recolher toda a informação possível sobre a oferta formativa, os departamentos e, ainda, para conhecer professores e alunos. João mostra-se indeciso em relação ao futuro, por isso, confidenciou: "espero que esta visita se venha a revelar positiva".
 
A Escola Secundária João de Deus, em Faro, também se fez representar. Pela voz de Bruno Jesus, 11º ano, ficámos a saber que não são principiantes nesta iniciativa, pois já tinham participado no ano passado. Indeciso sobre o curso que quer seguir, o aluno espera ficar mais elucidado com as atividades. O grupo consideram que esta visita foi bastante interessante e lhes proporcionou o acesso a uma realidade diferente.
 
Com mais de uma centena de atividades, os visitantes experienciaram uma verdadeira viagem ao mundo da investigação, através das várias áreas de estudo da UAlg. Os alunos também puderam acompanhar e participar nas emissões em direto da Rádio Universitária do Algarve (RUA FM).
 
Organizadas pelo Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg, decorreram, em simultâneo, atividades como Rugby, Golfe, Escalada, Voleibol, Hip Hop e Capoeira.
 
Em jeito de conclusão, André Botelheiro, coordenador do Gabinete de Comunicação, considera que este dia superou as expetativas devido, em grande parte, à motivação e união de todos os agentes envolvidos (alunos da UAlg, professores, funcionários...) na organização do Dia Aberto. 
 
Para André Botelheiro, este tipo de iniciativas reveste-se de primordial importância, "não só pela divulgação da oferta formativa e, consequentemente, da UAlg no seu todo, mas também pelo impacto que possa ter na divulgação e no incentivo da prossecução dos estudos superiores." Fica a promessa de que "para o ano haverá mais, se não igual, melhor!"