Comportamentos

Uma caminhada por dia nem sabe o bem que lhe fazia!

 
De acordo com os resultados de vários estudos que têm sido realizados nos últimos anos, caminhar cerca de meia hora por dia é um poderoso recurso para manter a saúde física e mental.

Com a vantagem de não exigir qualquer tipo de preparação física ou equipamento específico, a caminhada é uma forte aliada da saúde em geral porque beneficia o coração enquanto que alivia a mente do stress do quotidiano.
 
Com um bom par de ténis e uma roupa confortável, o caminhante precisa apenas de uma paisagem sugestiva para que se possa exercitar, sempre de preferência num local com as melhores condições.
 
Segundo a European Society of Cardiology, uma caminhada diária de cerca de 30 minutos, melhora a saúde cardiovascular enquanto que diminui os níveis de stress do organismo. Além disso, a mesma fonte acrescenta que, os praticantes desta modalidade podem ganhar entre 3 e 7 anos de vida.
 
Na posição dos responsáveis pelo estudo, vale a pena conferir algumas boas razões pelas quais deve iniciar já hoje a sua caminhada diária:
 
Num primeiro ponto, caminhar reduz o stress, a rotina e os pensamentos negativos, que são dos maiores inimigos da nossa saúde. Perante esta constatação, fazer uma caminhada diária, de forma descontraída, é um medicamento natural para combater esses sintomas resultantes da pressão e do sedentarismo.
 
Durante o percurso, é possível relativizar os pensamentos, oxigenamos as nossas células e, de repente, a vida perde a “sua rigidez”, permitindo-nos sentir uma agradável sensação de liberdade. Além disso, caminhar também ajuda a nos reconectarmos com as nossas necessidades emocionais através de um diálogo interno libertador, o que dá lugar ao relaxamento de certas estruturas do cérebro que regulam a neuroquímica associada ao stress.
 
Caminhar torna-nos mais criativos, uma vez que,  são muitas as ideias que nos percorrem os pensamentos, são muitas as soluções para os problemas que temos em mente para além de encontrarmos sempre boas alternativas para as situações que pareciam estáticas. Uma simples mudança de cenário, faz com que o nosso cérebro encontre outros interesses.
 
Em termos físicos, os especialistas lembram que, a caminhada é o exercício preferido do coração, por isso, não se preocupe em correr ou acelerar o passo, o importante é que ande ao seu ritmo e que goze de todos os benefícios desse passeio. Siga um ritmo normal, mas sem chegar a correr. Assim, não se cansará em excesso e irá forçar o coração a  exercitar-se. Segundo os entendidos na matéria, caminhar melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos do corpo.
 
Anote ainda que, ao melhorar a pressão arterial também estará a regular o nível de açúcar no sangue.
 
Um outro ponto a favor dos adeptos de caminhadas é a manutenção do peso e, ao mesmo tempo, a caminhada também melhora o nosso sistema imunitário e atenua a retenção de líquidos.
 
Caminhar também melhora a saúde óssea e, neste contexto, os especialistas lembram que, um dos maiores riscos para os nossos ossos é o sedentarismo. Passar entre 8 e 12 horas sentado devido ao nosso trabalho traz consequências graves que se acumulam, tais como:
 
Rigidez articular.
 
Falta de elasticidade muscular.
 
Acúmulo de gordura, o que significa um custo adicional para os nossos ossos.
 
A cartilagem perde a força e a elasticidade.
 
É claro que se temos uma lesão nas costas ou joelho podemos não fazer longas caminhadas. Em muitos casos, algo tão simples como andar 10 minutos numa passadeira onde a superfície é plana e segura pode ser muito terapêutico.
 
Em casos de problemas nos ossos, convém perguntar ao médico qual será o exercício mais apropriado, sendo que, por norma, caminhar mais devagar e durante menos tempo, também é recomendado sobretudo porque a caminhada protege-nos contra a perda óssea e a descalcificação. Ao mesmo tempo, normalmente durante as caminhadas apanhamos um pouco de sol, o que constitui uma importante fonte de vitamina D, que igualmente é benéfica para a saúde óssea.
 
Para finalizar registe que, o exercício terapêutico de caminhar permite, graças à revitalização da circulação do sangue, que os nutrientes efetivamente cheguem a todas as partes do nosso corpo. Perante isto, temos muito boas razões para sozinhos ou acompanhados, no campo ou na praia, no parque ou na zona ribeirinha da nossa vila ou cidade, percorrer uma boa distância diária caminhando. Vamos começar já hoje?
 
Fátima Fernandes