Economia

Universidade do Algarve levou dezenas de profissionais à maior central Fotovoltaica da Europa

 
 
A Universidade do Algarve organizou, durante os dias 13 e 14 de outubro, uma ação de formação especializada em Gestão Sustentável de Parques Industriais.

 
Durante o primeiro dia, as atenções centraram-se em seminários com especialistas que abordaram as temáticas dos Eco Parques Industrias, a Eco Construção, Sistemas de Gestão Ambiental e Energia, Gestão e Eficiência Energética e a Inovação e controlo Centralizado.
 
No segundo dia, a amanhã foi reservada à visita ao Parque Fotovoltaico da Amareleja onde foram recebidos por uma das suas impulsionadoras. Gertrudes Barros, Gestora e Relações Públicas da Central, falou dos desafios de erguer algo inovador em Portugal e quais as vantagens para a região de Moura e para todo o país. A Central produz anualmente 93.000 KWh energia que pode alimentar mais de 30 mil lares portugueses e evita a emissão de mais de 89.000 toneladas anuais de CO2.
 
A parte da tarde foi marcada pela visita ao Parque Tecnológico de Moura, nomeadamente à Lógica, SA, empresa inserida no projeto da central fotovoltaica onde existe o único laboratório nacional certificado para testes a painéis solares. Aqui, o grupo de 30 formandos, composto por profissionais de diversas áreas, de autarquias e gestores de parques industriais algarvios, puderam ficar a conhecer, não só o laboratório de testes, mas também algumas soluções inovadoras que podem vir a ser aplicadas em construções sustentáveis.
 
Esta ação de formação foi realizada no âmbito do projeto MER - Marketing and Governing Innovative Industrial Areas, cofinanciado pelo programa MED Capitalização e dinamizado pela Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (CRIA).