Sociedade

Universidade do Algarve tem nova associação para estudantes Erasmus

 
Acolher e integrar os estudantes em mobilidade internacional é o principal objetivo da Erasmus Studente Network (ESN) Algarve, que foi aprovada, por unanimidade, no final do mês de julho, em Braga, integrando, assim, a plataforma internacional da ESN.

 
Esta rede, presente em 37 países europeus, conta com mais de 450 secções ativas, sendo a ESN Algarve a décima, em Portugal.
“Receber estes colegas como nós próprios gostávamos de ser recebidos em situações semelhantes” é o mote da direção, liderada por Simão Costa, estudante de Radiologia, que também já experienciou a mobilidade internacional.
 
Composta exclusivamente por estudantes, e sem fins lucrativos, a ESN Algarve conta com o apoio do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da UAlg, com o qual colabora na receção dos estudantes, fazendo o seu acompanhamento durante todo o percurso na Universidade do Algarve.  
 
Os estudantes internacionais que escolham a Universidade do Algarve passam, agora, a ter uma Associação que lhes presta apoio nos mais diversos níveis, desde a receção no aeroporto, a procura de alojamento, até à sua integração na própria Universidade, na cidade e na região, através de visitas guiadas e da promoção de eventos culturais. 
 
Para setembro já está marcada a Orientation Week, onde serão recebidos cerca de 400 estudantes de mais de 60 nacionalidades, que contará com a participação da ESN Algarve. 
 
As iniciativas que têm vindo a ser promovidas pela ESN Algarve enquanto secção candidata, valeram-lhe um voto de confiança por parte da estrutura nacional, tendo-lhe sido atribuída a organização do próximo encontro nacional da ESN, que decorrerá, no final de setembro, no Algarve, e que contará com a participação de todas as estruturas locais portuguesas.