Sociedade

Vaivém Oceanário estaciona em Faro

 
Entre os dias 4 e 8 de maio, o Vaivém Oceanário, vai estar em Faro, no âmbito do evento Farnaútica – Mostra do Mar e da Náutica.

 
O Oceanário de Lisboa, através deste projeto de educação ambiental em movimento, convida a população região a participar em atividades lúdicas e pedagógicas, de acesso gratuito, que exploram as diversas profissões relacionadas com os oceanos e a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.
 
Os alunos do ensino pré-escolar vão ajudar o Vasco numa missão: descobrir o que ele quer ser quando for “grande”. Já os estudantes do 1º e 2º Ciclos vão navegar pelo mar português na companhia do Rei D. Carlos I. A importância das diferentes profissões e a riqueza dos ecossistemas são o foco destas duas viagens. Para os “marinheiros” do 3º Ciclo e Ensino Secundário, está preparada ainda uma expedição ao território marítimo nacional, conhecendo as suas potencialidades no âmbito do novo mapa “Portugal é Mar”.
 
Os professores terão também um momento destinado à sua formação, em que são disponibilizadas ferramentas que permitem uma maior complementaridade entre os programas curriculares e a literacia azul, num workshop que tem lugar no dia 4 de maio, às 17h30.
 
O quizz, dirigido ao público geral, pretende revelar a rotina e as profissões existentes no Oceanário de Lisboa. Conhecer o papel dos aquários na conservação dos ecossistemas marinhos é o objetivo desta atividade.