Verrugas

 
Entende-se por verrugas os pequenos crescimentos na pele, que geralmente não são dolorosos, mas que incomodam o seu portador.

 
De um modo geral, as verrugas não são perigosas, ainda que possam ser contagiosas.
 
As verrugas são causadas por um vírus, e quase sempre são inofensivas. Em muitos casos, desaparecem sozinhas e sem qualquer tratamento, no entanto, nem sempre é assim.
 
Podem surgir em qualquer parte do corpo e podem ser de diversos tipos também.
 
As verrugas podem variar muito de tamanho e formato de uma para a outra. A textura também tende a ser diferente, podendo apresentar desde superfícies lisas até mais rugosas.
 
Tipos:
 
Existem diversos tipos possíveis de verrugas:
 
- Série DSTs - doenças sexualmente transmissíveis
 
-HPV: uma doença sexualmente transmissível pode causar verrugas genitais.
 
- Verruga plantar
- Verruga genital
- Verruga periungua 
- Verruga subungual
- Verruga comum
- Verruga filiforme
- Verruga vulgar
- Verruga plana.
 
Causas:
 
Existem inúmeras causas possíveis para o surgimento de verrugas. De um modo geral, estas pequenas lesões são causadas por um vírus chamado Papiloma Vírus Humano – conhecido popularmente como HPV, que infecta a camada superior da pele. Estas lesões podem surgir mais facilmente quando a pessoa apresenta alguma lesão ou corte na pele. 
 
Por isso é tão comum encontrar verrugas em crianças. São bastante comuns também em áreas do corpo em que as pessoas costumam fazem depilação, como no rosto, no caso de homens que se barbeiam, e nas pernas, no caso de mulheres que depilam essa zona. 
 
As mãos e os pés também não escapam ao contágio, muitas vezes em locais públicos.
As verrugas também podem surgir através do contágio de outras pessoas infectadas. 
 
Esta transmissão é mais comum em espaços públicos como balneários, piscinas ou outros locais de prática colectiva que impliquem o contacto com a pessoa infectada. A transmissão pode acontecer também durante o ato sexual desprotegido.
 
A reinfecção também é possível. Uma pessoa não se torna imune a verrugas se já apresentou uma alguma vez.
 
Fatores de risco:
 
Qualquer pessoa pode apresentar verrugas, ainda que existam comportamentos de risco. 
 
 - Ser uma criança ou pré-adolescente, que costuma sofrer mais lesões na pele do que os adultos,
 - Pessoas que roem as unhas das mãos,
 - Pessoas com o sistema imunitário debilitado, como portadores do vírus HIV ou de doenças autoimunes
 
- Frequentadores assíduos de piscinas ou outros locais públicos que envolvam banho coletivo.
 
Diagnóstico:
 
À partida, as verrugas não representam um caso de urgência médica, no entanto, não podem ser descuradas quando apresentam sintomas e incómodo, pelo que, uma visita ao médico de família é recomendada. 
 
O médico fará a observação e, eventualmente o toque da área afectada. Naturalmente serão colocadas algumas questões para que se perceba as causas e a sintomatologia.
 
Na consulta o médico fará também alguns aconselhamentos, uma vez tratar-se de uma lesão contagiosa e que vai exigir restrições para com os demais membros da família ou na utilização de balneários públicos.
 
Tratamento:
 
Um primeiro ponto a reter é a importância de tomar banho com chinelos mesmo em casa para evitar o contágio. Desinfectar bem a banheira para prevenir eventuais situações de infeção.
 
Devido ao incómodo que provocam, em alguns casos o médico pode prescrever uma pequena cirurgia ou aconselhar o uso de medicamentos que vão ajudar a reduzir e a eliminar a verruga. 
 
Quando as verrugas se localizam nos pés ou noutra área de pressão que aumente a dor, normalmente o tratamento é mais intenso para reduzir o tempo de espera e os incómodos físicos e estéticos. É de ter em conta que se trata de um processo longo, mas que tem de ser vivido para combater as lesões.
 
O paciente deve evitar coçar as áreas afectadas de forma a prevenir a irritação da pele. Deve também evitar tocar nas verrugas sem proteção, sob pena de contaminar outras partes do corpo.
 
(+)

Vírus Zika

Vaginose