Sociedade

Vila do Bispo dá voz aos munícipes através do Orçamento Participativo

De 15 a 20 de outubro a população do município de Vila do Bispo foi convidada a identificar e a debater os projetos/obras para o município, participando na elaboração do Plano de Atividades e Orçamento para o ano 2015.

 
Para o edil Adelino Soares «o Orçamento Participativo (OP) é um instrumento de gestão pública participada de fundamental importância na estratégia da Câmara Municipal de Vila do Bispo, pois aproxima eleitos e eleitores e promove a participação ativa dos munícipes nos processos de planeamento e gestão municipal». 
 
Neste âmbito, o OP de Vila do Bispo tem como principais objetivos envolver os munícipes de forma informada e responsável no processo governativo local e assim garantir a sua participação nas principais decisões sobre os investimentos camarários. 
 
Depois de concluídas as sessões públicas que decorreram no salão nobre da Câmara Municipal, salão de festas da Sociedade Recreativas de Barão de São Miguel, Junta de Freguesia de Sagres e Sociedade de Instrução e Recreio de Budens a autarquia divulgou o resultado final das sugestões/propostas apresentadas pelos munícipes que serão integradas no Orçamento Municipal de 2015. 
 
Para a freguesia de Vila do Bispo e Raposeira está previsto a recuperação do edifício dos Celeiros, a elaboração do projeto de reabilitação da Praça da República e ainda construção do loteamento municipal do Castelejo com a criação de cerca de 24 lotes e respetivos arruamentos na sede do concelho. 
 
Na aldeia da Pedralva será construído um sistema próprio de abastecimento de água e na Raposeira proceder-se-á à recuperação e adaptação da Escola Primária num núcleo museológico, estando ainda previsto, a beneficiação do respetivo espaço exterior. Na localidade das Hortas do Tabual será construído um novo reservatório de água.
 
Quanto à freguesia de Barão de São Miguel está prevista uma intervenção na Ribeira daquela localidade, bem como à construção da rede de saneamento e de abastecimento de água no loteamento Rui Vaz, e à pavimentação do respetivo espaço.
 
Também na freguesia de Sagres estão previstas várias intervenções, nomeadamente no Mercado Municipal e a construção e ampliação da sede do Clube Recreativo de Sagres. A execução do projeto da requalificação do Centro de Sagres é outra das ações a incluir no Plano de Atividades e Orçamento para 2015. 
 
A requalificação das ruas Areias de Cima, da Residência e 25 de Abril, bem como, a envolvente da Praça da República são as ações previstas para a freguesia de Budens.