Economia

Vila do Bispo presente na Bienal Turismo de Natureza com o Ministro Poiares Maduro

 
 
O município de Vila do Bispo marcou presença na primeira Bienal de Turismo de Natureza (BTN) que decorreu, de 26 a 28 de setembro, em Aljezur.

 
Os visitantes que passaram pelo expositor do município foram surpreendidos por vários especialistas, Artur de Jesus, Nuno Barros, Patrícia Monteiro, Beatriz Oliveira, Tiago Fraga e Ricardo Soares que lhes deram a conhecer, respetivamente, algumas das potencialidades do concelho, nomeadamente ao nível da história local, da observação de aves (evento que vai decorrer de 2 a 5 de outubro em Sagres), da pré-história, da geologia, da arqueologia no mar e da arqueologia.
 
Dos 90 expositores participantes na Bienal, 10 eram do concelho. Cape Cruiser – Passeios Marítimos, Mar Ilimitado, Pura Vida, Aldeia da Pedralva, Hotel Mira Sagres, Memmo Baleeira Hotel, Monte Santo António, Pousada do Infante e a Associação de Escolas de Surf da Costa Vicentina foram as empresas locais que aderiram a esta iniciativa. 
 
Destaque ainda para a presença da Direção Regional da Cultura do Algarve, da Almargem, Rota Vicentina e Rota Europeia dos Descobrimentos – Descubriter, todos parceiros do município de Vila do Bispo.
 
No evento, participaram ainda outras empresas que se dedicam ao turismo, em especial aquelas que se dedicam a atividades de turismo de natureza, rural e de aldeia, e ainda empresas que oferecem produtos nestas áreas.
 
Esta ação de promoção de Turismo de Natureza teve como objetivo colocar o Algarve na Rota do Turismo da Natureza, dando a conhecer o seu potencial natural e autêntico e a componente da preservação ambiental, identidade cultural e gastronomia assente em produtos locais.
 
A inauguração do certame, que decorreu no passado dia 26 de setembro, contou com a presença do Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, bem como do anfitrião, o presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Amarelinho. 
 
O ato contou, também, com os autarcas Adelino Soares (Vila do Bispo), Vítor Aleixo (Loulé) e Rui André (Monchique), bem como, com o presidente da CCDR Algarve (David Santos), os diretores regionais de Agricultura, de Economia e do IEFP e ainda Aura Fraga, vice-presidente da Vicentina, entre outras individualidades.
 
A BTN foi organizada pelas associações de desenvolvimento local: Associação Vicentina, Associação In Loco e Associação Terras do Baixo Guadiana no âmbito do projeto de cooperação transnacional financiado pelo Programa PRODER.