Sociedade

VRSA:Tradição do Banho Santo volta à praia da Manta Rota

 
 
As tradicionais festas de Verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, entre os dias 27 e 31 de agosto, com um programa de animação que inclui bailes, concertos, um concurso de fados, folclore e fogo-de-artifício.

 
O ponto alto das comemorações será o já habitual «Banho Santo», no dia 29 de agosto, às 11h00, em pleno areal da Manta Rota.
 
O afamado banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado. Em anos idos, este era o dia em que as gentes oriundas da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas dos seus animais de carga, para «dar banho».
 
Para não deixar morrer a tradição, a associação «A Manta» e a Câmara Municipal de VRSA apostam, mais um ano, na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos à praia da Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos.
 
A cerimónia não deixa de parte os animais de carga e transporte, as indumentárias tradicionais - como as vestes compridas e os chapéus de palha -, nem esquece o piquenique com produtos genuinamente algarvios.
 
O programa de festas tem início na quarta-feira, dia 27 de agosto, com a primeira eliminatória do VII Concurso de Fado Amador de Vila Real de Santo António, às 21h00. Já na quinta-feira à noite o serão está reservado para o baile e para a valsa a prémio.
 
Na sexta-feira, dia 29, a programação começa com o Banho Santo, às 11h00, na praia da Manta Rota. Às 18h00, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista. Às 21h00 tem início o baile, seguindo-se a celebração do XIII aniversário do Rancho Folclórico Praia da Manta Rota. Às 23h30 sobe ao palco o grupo «Dyran & Los Angeles de La Havana», seguindo-se um espetáculo de fogo-de-artifício, à meia-noite.
 
No dia 30, a partir das 21h30, o programa é integralmente dedicado ao XII Festival de Folclore da Praia da Manta Rota, que este ano conta com quatro grupos convidados. No domingo, as festas encerram com um espetáculo do grupo de dança «Arutla» e baile com o «Duo Reflexo».
 
Todos os espetáculos têm lugar no largo frente ao Centro de Artes e Ofícios (edifício do antigo casino) e são de entrada livre.
 
As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.