Desporto

VRSA:«X Milhas do Guadiana» unem Portugal e Espanha através da corrida

 
A prova transfronteiriça «X Milhas do Guadiana» volta a unir as cidades de Ayamonte (Espanha) e Vila Real de Santo António, num percurso de 18 quilómetros que inclui a travessia da Ponte Internacional sobre o rio Guadiana.

 
Esta, que é 23ª edição da corrida, tem como ponto de partida o Estádio Blas Infante, (Ayamonte), às 10h45 (hora de Portugal), inclui uma extensão à vila de Castro Marim e tem como meta o Estádio Municipal de VRSA.
 
O facto de esta competição atravessar, no seu percurso, uma ponte que une dois países confere-lhe um carácter internacional, único na modalidade, sendo esperada a presença de cerca de um milhar de participantes.
 
Além da sua vertente desportiva, a prova está integrada no calendário de eventos da «Eurocidade do Guadiana» que tem como objetivo a promoção desportiva, turística e cultural das localidades transfronteiriças de VRSA, Castro Marim e Ayamonte.
 
As «X Milhas do Guadiana» são organizadas pela Comissão Mista Desportiva de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, constituída pelas Câmaras Municipais de VRSA, Castro Marim e Ayamonte, pelo Patronato Municipal de Desporto de Ayamonte, pelo Grupo Desportivo Pic-Nic e pelo Clube de Atletismo de Ayamonte.
 
Podem participar nesta corrida atletas com idade superior a 19 anos, inscritos individual ou coletivamente, federados ou não, que serão integrados numa das 10 categorias disponíveis.
 
As inscrições estão abertas até ao dia 6 de novembro e podem ser feitas na sede do Grupo Desportivo Pic-Nic (Portugal) ou na sede do Patronato Municipal de Desporto de Ayamonte (Espanha).
 
A prova de atletismo «X Milhas do Guadiana» teve a sua primeira edição em 1992, numa organização conjunta dos Municípios de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha), e assinalou a construção da Ponte Internacional do Guadiana.