Sabia que a água ajuda a emagrecer?

 
Os benefícios da água são amplamente conhecidos e reconhecidos pela ciência, pois sendo o corpo humano constituído em grande parte por água, faz todo o sentido que o precioso líquido seja reposto diariamente para fazer face às perdas.

 
Tendo em conta as perdas diárias, são muitos os especialistas que recomendam a ingestão de pelo menos 1.5l de água por dia, com um aumento nos dias mais quentes ou situações de maior exposição ao calor.
 
Para além desta realidade, sabe-se agora que a água também ajuda a emagrecer quando bebida ao longo do dia e, sobretudo antes das refeições, já que a ingestão deste líquido ajuda a preencher o estômago.
 
Ainda assim, as particularidades não se ficam por aí. Um novo estudo vem mostrar que a água pode ajudar a perder calorias.
 
Defendem os cientistas que, beber bastante água diariamente e durante todo o dia é muito benéfico para a saúde do corpo e pode ajudar a emagrecer.
 
De acordo com a revista Men’s Health, existem três surpreendentes factos sobre a água que o podem ajudar a queimar cerca de 500 calorias extra. Caso não tenha o hábito de beber água ao longo do dia, agora tem mais motivos para o fazer!
 
É importante realçar que, beber água é mesmo um hábito. Se tivermos uma garrafa por perto, naturalmente que é mais fácil ir ingerindo a quantidade necessária ao longo do dia. 
 
A mesma revista diz que, beber água pode ajudá-lo a comer menos às refeições, isto porque preenche uma parte do estômago, o que limita a quantidade de comida que se vai ingerir.
 
A prova disso vem num estudo, publicado na revista Obesity que verificou um grupo de adultos com excesso de peso que bebeu 480ml de água meia hora antes das refeições durante 12 semanas. 
 
Os adultos perderam mais 1,300kg do que as pessoas que não beberam água antes das refeições. Isto acontece porque o estômago tem um espaço limitado e quando vai comer, depois de beber a água, este já se encontra com menos espaço porque ainda tem a água.
 
Uma outra curiosidade é que a água ajuda a acelerar o metabolismo. Para o sistema corporal de queima de gordura, dois copos de água são algo equivalente a dois cafés curtos. Depois de beber água, mesmo à temperatura ambiente, o funcionamento do seu metabolismo dispara em 30%. A sensação de ‘abanão’ resulta do facto de o copo ter de gastar energia extra para aquecer a água à temperatura do corpo.
 
Beber água fria é ainda mais potente. Quando bebe água muito fria o corpo tem ainda mais dificuldade em lidar com o fluxo frio que tem de aquecer. A título de curiosidade, para aquecer 236ml de água gelada, o corpo terá de queimar cerca de sete calorias, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.
 
Dizem os entendidos que, quem beber 10 copos de água fria por dia durante uma semana, queimará cerca de 490 calorias extra.
 
Ao mesmo tempo, para melhorar o trânsito intestinal, recomenda-se a ingestão de um copo de água em jejum. Se quiser adicionar uns pingos de sumo de limão, poderá obter melhores resultados. 
 
O mais importante de tudo, é assumir que a água nos faz falta e que devemos incutir esse hábito diário em prol da nossa saúde e, quando se perde peso, ainda melhor!
 
Algarve Primeiro