Sociedade

Autarcas brasileiros visitaram o Algarve para intercâmbio de políticas públicas

 
Representantes de 20 cidades brasileiras estiveram, entre 20 e 25 de novembro, em Portugal para realizar ações de cooperação internacional e desenvolver práticas inovadoras em gestão de áreas urbanas e rurais nos dois países.

A passagem pelo Algarve, incluiu visitas técnicas a diversos locais e o intercâmbio de experiências, cuja missão irá resultar em acordos de cooperação multilateral, a serem executados a partir do próximo ano, informa a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), em comunicado.
 
A receção oficial da comitiva, decorreu no passado dia 21 de novembro, no Auditório Municipal de Olhão, onde foi recebida pelo presidente da AMAL, António Pina, pela vereadora da Câmara Municipal de Olhão, Elsa Parreira, e pelo Presidente da Assembleia Intermunicipal da AMAL, José Águas da Cruz.
 
A visita ao Algarve, que foi acompanhada pela AMAL, parceira neste projeto, mas a missão de cooperação internacional aconteceu num total de nove cidades portuguesas, onde foi recebida por representantes de câmaras municipais, associações municipais e entidades da sociedade civil.
 
A missão, vinda do Brasil, ficou a conhecer o trabalho desenvolvido no Centro de Investigação Marinha e Ambiental e no Centro de Ciências do Mar, ambos da Universidade do Algarve, o Parque Natural da Ria Formosa e a Ilha da Culatra. Também foi recebida na Região de Turismo do Algarve, pela Vice-Presidente, Fátima Catarina, e assistiu à apresentação de diversos projetos relacionados com os quatro clusters que integram o projeto InovaJuntos: desenvolvimento económico, cidades verdes e mudanças climáticas, desenvolvimento regional e consórcios, espaços inclusivos e inovação cultural e social.
 
Para além de ficar a conhecer as experiências portuguesas, a delegação brasileira teve oportunidade de qualificar a sua atuação como gestores locais sob o ponto de vista da qualidade da governança, igualdade de género, democracia, sustentabilidade ambiental e diálogo com jovens e crianças. Outro foco de interesse foi conhecer as experiências portuguesas em programas que enfrentam as mudanças climáticas, potencializam o desenvolvimento social e económico e tornam as cidades mais inclusivas, adianta o mesmo documento.
 
A expetativa é a de que esta missão, cujo encerramento decorreu na passada sexta-feira, dia 25, em Coimbra, resulte numa agenda de colaboração e acordos de cooperação multilateral, a serem executados a partir do próximo ano.
 
Refira-se que o projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade promove um ambiente de colaboração a partir do intercâmbio de know-how e da partilha de soluções locais sobre os grandes desafios que afetam a qualidade de vida populações, reunindo experiências do Brasil e de Portugal.
 
Esta missão integra a agenda de cooperação do Projeto InovaJuntos, desenvolvido desde 2020, com o co-financiamento da União Europeia, através do “External Action Support Program”, coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (Brasil) e Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra).