Desporto

2ª edição do Algarviana Ultra Trail é já para a próxima semana

 
Entre os dias 29 de Novembro e 2 de Dezembro, está de regresso o ALUT - Algarviana Ultra Trail, prova desportiva na modalidade de trail running.

 
O Algarviana Ultra Trail é uma prova que dá destaque ao Algarve na sua genuinidade.
 
São mais de 300 quilómetros que separam Alcoutim até Sagres, junto ao farol do Cabo de São Vicente onda acaba a terra e começa o mar.
 
Segundo a organização "o percurso é bem conhecido desde a antiguidade, o mesmo que outrora foi utilizado para as peregrinações a São Vicente e que hoje está bem delimitado como Via Algarviana, estrutura mantida pela Associação Almargem, parceira desde o primeiro dia deste evento".
 
O Algarviana Ultra Trail e a Via Algarviana convidam assim atletas, familiares, amigos, apoiantes e tantos quantos queiram conhecer um Algarve de cultura, história e natureza que permanece quase intacto e ainda genuíno nas suas origens.
 
"Após a primeira edição do Algarviana Ultra Trail muitos dos que participaram e as suas famílias mostram-se admiradas e satisfeitas por terem conhecido o outro Algarve, um algarve que está afastado das praias, que continua autêntico, genuíno e com uma grande riqueza cultural e paisagística", refere Bruno Rodrigues da organização.
 
A participação está limitada a 100 participantes pois como afirma Germano Magalhães também da organização, "é uma prova de atletas para atletas. Enquanto organizadores gostamos de refletir no Algarviana Ultra Trail as nossas melhores experiências. Gostamos que os atletas sejam conhecidos e tratados pelo nome e não pelo número do dorsal".
 
A organização esclarece que, “desde o inicio definimos que 100 seria o limite das nossas capacidades para conhecermos e tratarmos cada atleta de forma individual, com toda a dedicação e atenção. Todos os atletas têm os nossos telefones, nos meses que antecedem o ALUT conversamos várias vezes, apoiamos e tiramos todas as dúvidas”.
 
O Algarviana Ultra Trail é um evento lúdico/desportivo pedestre em natureza, desenvolvendo-se na sua quase totalidade na Via Algarviana. Em 2018 realiza-se a sua segunda edição e é organizado pela ATR –Associação Algarve Trail Running, com o apoio da RTA – Região de Turismo do Algarve, da ANA – Aeroportos de Portugal e da Associação Almargem.
 
O regulamento pode ser consultado em http://alut.pt/regulamento/#regulamento.