Sociedade

4.700 alunos do Algarve inscritos no programa educativo Escola Missão Continente

 
Mais de 4.700 alunos de 30 escolas do distrito de Faro, participam no programa educativo Escola Missão Continente 2021/2022, dedicado à promoção e sensibilização para a importância de uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo, através de várias atividades lúdicas, aulas especiais, desafios e outras iniciativas para os alunos e professores envolvidos.

O distrito de Faro conta com a participação de 93 alunos no Pré-Escolar, 4.057 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 646 alunos do 2º CEB.
 
O programa que já abrangia o 1º CEB desde 2016, foi alargado ao Pré-Escolar e ao 2º CEB. 
 
Do 1º CEB inscreveram-se um total de 557 escolas (57.232 alunos), mais 28% em comparação com o ano passado, o Pré-escolar aderiu em força neste primeiro ano, estando representado por 109 escolas (4.365 alunos), e do 2º CEB participam 56 escolas (9.107 alunos). 
 
O apresentador Francisco Garcia, a apresentadora e food writer Filipa Gomes e a jogadora de futebol da Seleção Nacional Feminina, Jéssica Silva, são os embaixadores oficiais da Escola Missão Continente que, durante este ano letivo, irão desafiar os alunos e participar nas várias atividades educativas planeadas.
 
Paralelamente, a Escola Missão Continente vai avaliar, pela primeira vez, o impacto deste programa educativo para uma alimentação saudável, em 44 escolas do 1º CEB, durante 4 anos consecutivos (2021-2025). É o primeiro estudo científico num programa de nutrição e saúde comunitária, com esta dimensão, em Portugal.
 
A Direção Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) são os parceiros institucionais da Escola Missão Continente, que conta ainda com o apoio da Direção-Geral da Educação. Desde o início do programa (2016/17), já foram envolvidas mais de 100.000 crianças do 1.º ciclo do ensino básico de escolas de todo o país (continental e ilhas).