Sociedade

“A Viagem para a Felicidade” chega às Ruínas Romanas de Milreu

 
“A Viagem para a Felicidade” é o tema de uma palestra que terá lugar nas Ruínas Romanas de Milreu, no próximo dia 28 de junho, pelas 18H00.

 
A palestra será proferida por Leonor Santa Bárbara e trata-se de um dos géneros que floresceram na tradição grega tardia, a partir do período helenístico: o romance, lê-se na nota alusiva à iniciativa.
 
Distintamente do romance latino, o primeiro é pensado para jovens casadoiras. Apresentando estruturas similares, os vários romances mostram as aventuras e as desventuras por que o jovem par tem de passar, até ao reencontro final. Dado que o mundo helenístico é vasto e aberto, a viagem é sempre uma parte fulcral destas peripécias.
 
O objetivo desta iniciativa é mostrar em que medida esta viagem reforça a relação dos dois jovens, contribuindo para uma maior maturidade e consequente felicidade. Para isso, serão utilizados romances como As Efesíacas, ou Ântia e Habrócomes, de Xenofonte de Éfeso.
 
A palestra encerra a 5ª edição do ciclo Amatores in situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.
 
Iniciativa que integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.
 
Todas as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.