Sociedade

ACAPO/Algarve dá a conhecer serviço que presta à comunidade

 
A Delegação do Algarve da ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, está a proceder a uma divulgação atualizada dos seus serviços, relativamente ao processo de reabilitação das pessoas com deficiência visual e suas famílias.

A divulgação tem sido feita através das câmaras municipais e respetivas redes sociais, juntas de freguesia, agrupamentos de escola e serviços de saúde da região e o objetivo é fazer chegar a mensagem ao maior número de pessoas com deficiência visual.
 
A ACAPO é uma instituição de âmbito nacional que tem como missão defender os direitos das pessoas com deficiência visual para a sua plena inclusão, através da representação dos seus interesses, da prestação de serviços e da consciencialização da sociedade, desenvolvendo o seu trabalho de proximidade em 12 distritos e 1 região autónoma.
 
Dinamiza o seu trabalho no distrito de Faro através da resposta social Centro de Atendimento Acompanhamento e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CAARPD), disponibilizando serviços de capacitação e suporte nas áreas: social, psicologia, orientação e mobilidade, terapia ocupacional. É também Centro de Recursos Especializado para o ISS e atua como Entidade Prescritora do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).
 
Além destes serviços, dinamiza atividades como sendo a divulgação, sensibilização e formação da comunidade e a consultoria na área da deficiência visual e acessibilidade.
 
Para levar a cabo todos estes serviços, a instituição conta com apoios públicos e privados, pelo que quem quiser colaborar com a ACAPO pode fazê-lo através da consignação do IRS (502410132), tornando-se "Associado Cooperante" ou patrocinando algum dos projetos da instituição na região.
 
Para mais informações, poderá contactar a Delegação do Algarve da ACAPO, através do 289806693 ou pelo e-mail algarve@acapo.pt.