Sociedade

Albufeira homenageia Artur Pastor em exposição fotográfica

 
A exposição “Albufeira por Artur Pastor” pretende assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, celebrado dia 9 de junho pela UNESCO.

 
A exposição é centrada no fotógrafo de referência Artur Pastor, autor que estabeleceu com o território algarvio, e em particular com Albufeira, uma relação especial.
 
A partir de 9 de Junho até 16 de Dezembro, o Arquivo Histórico e o Museu Municipal de Arqueologia homenageiam Artur Pastor, de acordo com a nota de imprensa da autarquia.
 
O seu espólio foi adquirido em 2001, quase na sua totalidade, pelo Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, entidade com a qual se estabeleceu uma parceria para a realização desta exposição, que poderá ser apreciada em dois locais: no Arquivo Histórico e no Museu Municipal de Arqueologia. A exposição contou ainda com a especial colaboração do Artur Pastor, filho.
 
No Arquivo Histórico, a mostra intitula-se “Locais com história” e é constituída por 42 fotografias, entre as décadas de 40-90, onde Pastor capta as ruas, gentes, hábitos e costumes, vivências, o património cultural e a paisagem natural. A mostra é complementada por documentos e uma publicação do fotógrafo, por uma coleção de fotografias das férias passadas em Albufeira dos anos 60-70, cedidas por Artur Pastor (filho) e pela projeção de 90 fotografias do autor.
 
No Museu Municipal de Arqueologia, há para ver 35 fotografias cuja temática é “O mar e as suas gentes”, onde Pastor capta a fauna piscatória, o espirito marítimo das gentes de Albufeira e o ambiente turístico entre as décadas de 40-60 e 80.
 
Neste núcleo será exibido o documentário "A Paisagem de Artur Pastor" de 2014, realizado por Fernando Carrilho.