Sociedade

ALGAR promove várias ações alertando para o desperdício

 
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, decorre este ano entre os dias 17 e 25 de Novembro.

 
O tema central de 2018 é alertar para a necessidade de reduzir o consumo de produtos com conteúdos perigosos, mas todos os temas podem ser abordados, diz comunicado da ALGAR. 
 
A empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos produzidos nos Municípios algarvios, adianta que a iniciativa que já vai na 10ª edição, conta com um conjunto de ações que se realizam por toda a Europa, desde concursos a conferências, exposições, trabalhos artísticos, ações de rua, feiras e apresentações no sentido de alertar os consumidores para a necessidade de reduzir os milhões de toneladas de resíduos produzidos todos os anos. 
 
A Algar associa-se novamente a esta iniciativa com o objetivo de incentivar a prevenção de resíduos e são várias as ações programadas para este ano.
 
Entre elas está o veículo de educação ambiental que vai estar na Escola Secundária da Bemposta em Portimão, de 19 a 21 de Novembro, a promover ações de sensibilização dirigidas aos alunos do agrupamento sobre a temática dos 3R’s. Em associação com a ENTRAJUDA a Algar vai também promover uma campanha de angariação de brinquedos usados (bonecos, bolas, livros, jogos, cds, entre outros), que decorrerá nas 14 instalações da empresa, distribuídas por toda a região do Algarve, para entregar a famílias carenciadas apoiadas pela Instituição de Solidariedade Social.
 
Além disso, a empresa informa no mesmo comunicado enviado à comunicação social, que incentiva as escolas a escolherem um dia da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, para que alunos, professores e auxiliares levem alguns objetos que já não utilizam para a escola (jogos, CD’s, livros, roupa, brinquedos, etc) e promovam uma feira de troca direta de objetos por outros que lhes façam falta. O objetivo desta ação, que a Algar apelidou de “Troca de Sorrisos”, é alertar a comunidade escolar para a importância de se aumentar cada vez mais o ciclo de vida útil dos objetos, de modo a reduzir a deposição desses resíduos em aterro.