Sociedade

Algarve entra no Guinness com "big" Dom Rodrigo

O objetivo foi alcançado, depois de 8 doçeiras terem confecionado um Dom Rodrigo de Lagos, com mais de 100 kg, doce que foi apresentado e saboreado pelos visitantes no 1º dia da Feira Concurso Arte Doce na passada sexta-feira, dia 26 de julho.

PUB
 
A tarefa de confecionar o maior Dom Rodrigo do mundo teve a presença de dois técnicos e de um representante do Guinness World Records que controlaram o rigoroso processo de produção do doce. 
 
Segundo indica nota do Município de Lagos, durante 3 dias (24 a 26 de julho), as 8 doceiras locais prepararam a iguaria com base na receita mais tradicional que teve origem no Convento da Nossa Senhora do Carmo, em Lagos. Para tal feito, foram usados 372 ovos inteiros, 2940 gemas, 229 kg de açúcar, 18 kg de miolo de amêndoa, 45 lt de água e 360 gr de canela.
 
Na 6ª feira, veio a certificação por parte do Guinness com a confirmação da superação do objetivo com 125,4 kg (126,7 kg com embalagem típica do doce).
 
O maior Dom Rodrigo do mundo foi depois apresentado ao público na inauguração da XXXII Feira Concurso Arte Doce, após os discursos do Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, e da Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos.
 
Depois de desembrulhado, o doce foi oferecido e degustado por todos os visitantes da nova edição da Arte Doce que puderam participar na experiência de ver Lagos e o Dom Rodrigo inscritos no registo de recordes com mais prestígio em todo o mundo.
 
A iniciativa de confecionar o maior Dom Rodrigo do mundo surge dos esforços do Município em promover o icónico doce algarvio, atualmente um dos finalistas distritais do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, programa da RTP1. A final distrital terá lugar no dia 16 de agosto, podendo-se votar até esse dia através do número 760 107 136 (0,60 € + IVA).