Sociedade

Algarvios em destaque na Copa Mundial de Acordeão realizada na China

Ivan Gonçalves
Ivan Gonçalves  
A 72ª Copa Mundial de Acordeão, principal competição internacional de acordeão, decorreu de 12 a 17 de agosto na cidade de Shenzhen na China, organizada pela Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA).

 
Em competição estiveram cerca de duas centenas de concorrentes, em representação de 25 nacionalidades.
 
A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, associação acreditada para o efeito, comandou a representação portuguesa nesta competição. 
 
Pedro Ivan Gonçalves, natural de Olhão foi o único concorrente português, obtendo o 8º lugar na categoria Sénior Virtuoso.
 
Para além deste jovem algarvio, seguiu ainda na comitiva portuguesa o seu professor Nelson Conceição que integrou o painel de Jurados Internacionais, e pelo órgão diretivo da Mito Algarvio composto por João Pereira, Sérgio Conceição e João Sena.
 
Refira-se que a 73ª Copa Mundial de Acordeão, realiza-se pela primeira vez no Algarve (de 6 a 10 de Outubro de 2020). 
 
O momento alto para o acordeão algarvio, foi também a nomeação de João Pereira, Presidente da Mito Algarvio, como Vice-Presidente Honorário (2020) da Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA), Member of the International Music Council an NGO oficial partner of UNESCO.