Sociedade

Almargem promove estratégia regional de educação ambiental com foco na Via Algarviana

 
No ano em que a Via Algarviana comemora o 10º aniversário, a Almargem, entidade gestora da Grande Rota Pedestre, viu mais uma candidatura aprovada depois de submetida ao programa “EducarTE: Educar para o Território”, promovido pelo Fundo Ambiental no âmbito do programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

 
Segundo a Almargem, em nota emitida à comunicação social, o projeto assenta numa estratégia regional de educação ambiental que abrange os municípios de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, desenvolvendo ações de valorização nos territórios de baixa densidade que pretendem envolver cidadãos, escolas, setor empresarial, decisores e técnicos de administração regional e local.
 
Deste modo estão previstas ações de sensibilização ambiental com vista à promoção da riqueza e diversidade em todo o território da Via Algarviana, "educando para a conservação da biodiversidade, do património cultural e para a sua geodiversidade e botânica, destaca a Associação Almargem.
 
Além da sensibilização ambiental pretende-se garantir a participação das comunidades escolares, promovendo a existência da GR13 enquanto recurso educativo através de um concurso de ideias, conferências, uma exposição temática, um guia digital de atividades pedagógicas, um jogo didático online agregado ao website da Via Algarviana, entre outras ações.
 
A divulgação da Via Algarviana enquanto infraestrutura de Turismo Sustentável será também uma outra vertente deste projeto, promovendo caminhadas temáticas com a valorização de conhecimento nas áreas da flora, geologia, interpretação do território e birdwatching, com vista à preservação da natureza. 
 
A recuperação de património local será levada a cabo em duas ações de reabilitação de elementos patrimoniais importantes para as comunidades locais.
 
Este conjunto de ações, que será desenvolvido entre os próximos meses de setembro a novembro, pretende ter repercussão pelos restantes municípios parceiros da GR13 – Via Algarviana, com o intuito de dar a conhecer um “outro Algarve”.
 
Refira-se que a Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve conta na gestão da Via Algarviana com a parceria alargada dos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo, AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, Região de Turismo do Algarve e Associação de Turismo do Algarve.