siga-nos | seja fã
PUB
 

Ana Ester Neves

Ana Ester Neves
Imprimir Partilhar por email
22-09-2013 - 00:04
Ana Ester Neves é mais um nome ligado ao Algarve, desta feita pela sua proximidade a Maria Campina e à música nos vários domínios, seja enquanto intérprete ou como docente.
 
 
Cantora lírica soprano portuguesa, Ana Ester Neves ultrapassou a região e o país e projectou-se num infinito de talentos em diversas partes do mundo. 
 
Iniciou os seus estudos musicais em Faro e, a partir daí passou pela medicina, ainda que tenha obtido a sua formação na música; sua área de excelência. 
 
Frequentou o Conservatório Nacional de Lisboa, acumulou os estudos no Royal College of Music de Londres e na Universidade de Boston, o que lhe permitiu alargar horizontes e contactar com diversas personalidades e talentos. 
 
Ana Ester Neves já actuou em diversos palcos nacionais e internacionais e participou em gravações como por exemplo, a 6ª Sinfonia de Joly Braga Santos e a ópera Os Dias Levantados de António Pinho Vargas. 
 
Ana Ester Neves é conhecida e reconhecida como intérprete de música de câmara que conta também com uma sólida carreira operática em Portugal e no resto da Europa. 
 
De sublinhar ainda que Ana Ester Neves tem dedicado grande parte do seu percurso profissional à divulgação da música portuguesa tendo-a apresentado em recitais em Paris, Madrid, Londres e Turim, o que de todo é um motivo de enaltecimento nacional. 
 
Também a música contemporânea tem ocupado um papel de destaque na sua carreira dando lugar a muitos aplausos por parte do público à altura de lhe reconhecer o talento. 
 
Nunca é demais recordar que este nome da música estreou a ópera The Bacchae (Agave) de Theodore Antoniou em Atenas e as óperas portuguesas O Doido e a Morte (D.Aninhas) de Alexandre Delgado, Édipo, ou a Tragédia do Saber (Jocasta) e Os Dias Levantados (O Anjo Camponês) de António Pinho Vargas. São ainda de realçar as suas interpretações da 14ª Sinfonia de Chostakovitch, de Les Illuminations de B. Britten, e das Szenen aus Goethes Faust de R.Schumann. 
 
Já no que se refere à oratória destacam-se as suas participações em Requiem de Mozart, com a Orquestra e o Coro Gulbenkian que teve lugar no Coliseu dos Recreios, Requiem de Brahms interpretada em Londres, Cantatas e Weihnachtsoratorium de Johann Sebastian Bach que ocorreram em Lisboa e Londres e na estreia mundial do Requiem para o Planeta Terra de João Pedro Oliveira. 
 
Seria impossível percorrer a história de vida de Ana Ester Neves sem referir alguns dos prémios mais representativos que alcançou. Assim, é de salientar os prémios operáticos Gilbert Betjemann e Ricordi bem como os primeiros prémios nos Concursos Internacionais de Canto Mary Garden obtidos em Inglaterra e, em Portugal o prémio Luisa Todi. 
 
Do Algarve para o mundo, Ana Ester Neves é um orgulho que integrou a fundação do Trio Vissi d’Arte sendo também membro do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. 
 
Acumulou funções de docente assistente da Disciplina de Canto na Universidade de Boston, leccionou Canto no Conservatório Regional do Algarve e na Universidade de Évora e Técnicas e Expressão Vocal na Escola Profissional de Teatro de Cascais. 
 
Presentemente é convidada para leccionar masterclasses de Canto nas Universidades e Conservatórios Portugueses. 
 
Sempre empenhada e actualizada, Ana Ester Neves tem realizado várias Acções de Formação sobre Técnica Vocal para Professores e para Locutores da Rádio e Televisão, o que a projecta num outro âmbito de acção e de reconhecimento e que é capaz de comprovar o vasto leque de saberes que tem acumulado ao longo de um percurso brilhante. 
 
(Actualização:16.06.11)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



-

Anabela Afonso (Stª Bárbara de Nexe)



-

Francisco Rosado



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Loulé fez balanço de 2017

Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Loulé fez balanço de 2017

ver mais
 
Uber e Re-food convidam motoristas e utilizadores a juntar-se a causa solidária

Uber e Re-food convidam motoristas e utilizadores a juntar-se a causa solidária

ver mais
 
Seis arguidos acusados pelo Ministério Público por burla que rendeu mais de 800 mil euros

Seis arguidos acusados pelo Ministério Público por burla que rendeu mais de 800 mil euros

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio