Dicas

As cinco doenças psicológicas que mais afetam as pessoas em todo o mundo

 
O estilo de vida atual tem dado lugar a um conjunto de doenças psicológicas em todo o mundo.

Na base dessas patologias estão os problemas com relacionamentos sejam eles pessoais ou sociais, problemas financeiros, stress, ansiedade, dificuldades profissionais, excesso de estímulos e preocupações entre outros. O desgaste resultante desse modo de vida pouco saudável tem-se traduzido em complicações psicológicas a que devemos estar atentos para que possamos pedir ajuda atempadamente.
 
Segundo o Psicologia Viva, ainda existem muitos preconceitos com os diagnósticos e o assunto não é debatido abertamente, mas felizmente essa tendência está a inverter-se, na medida em que são cada vez mais as pessoas que recorrem ao apoio psicológico como suporte para uma vida melhor e mais saudável, ainda assim é preciso registar que, há milhões de pessoas em todo o mundo que padecem de doenças psicológicas e que precisam de uma atenção especial, sem esquecer que, em muitos casos, estes pacientes, por desconhecerem os sintomas, acabam por silenciar esse sofrimento. Para facilitar a tarefa, o Psicologia Viva listou as principais doenças, sintomas e sinais de alerta.
 
Confira então as 5 doenças psicológicas mais comuns, que afetam milhões de pessoas no mundo e que exigem muita atenção:
 
Transtorno de ansiedade;
 
Depressão clínica;
 
Anorexia nervosa;
 
Transtorno Obsessivo Compulsivo;
 
Transtorno Bipolar;
 
Relativamente ao Transtorno de ansiedade, é de anotar que se trata de uma das psicopatologias mais frequentes, mas nem sempre é diagnosticada da maneira mais adequada. Isso ocorre porque os sentimentos de angústia e agonia são comuns diante de situações de incerteza ou stress.
 
No entanto, o transtorno em si ocorre quando essa situação gera um comprometimento funcional na vida do indivíduo.
 
Uma das suas principais manifestações é o transtorno ansioso social ou sociofobia, que é uma síndrome que se caracteriza por tensão e manifestações de desconforto desencadeadas pelo contacto com outras pessoas ou participação em atividades sociais. A ajuda de um psicólogo é fundamental para aliviar o quadro, sublinha a mesma publicação.
 
No que diz respeito à Depressão clínica, ou transtorno de depressão unipolar, é outra das doenças psicológicas mais comuns na atualidade e ocorre quando há um sentimento de tristeza profunda, persistente e desproporcional aos acontecimentos, por um grande período de tempo.
 
Os sintomas mais comuns são o sentimento de vazio, perda de autoestima e falta de esperança.
 
Geralmente, é uma patologia com fatores importantes da química cerebral, ocasionada pela redução de determinados neurotransmissores associados à sensação de bem-estar e confiança.
 
O tratamento envolve medicação especifica e deve ser complementado com o auxílio de um profissional.
 
Quanto à Anorexia nervosa, esta enquadra-se como um transtorno alimentar importante, no qual o indivíduo persegue incessantemente uma magreza exagerada.
 
Essa procura implacável envolve diversas estratégias, como dietas ou exercícios excessivos, e o medo de engordar continua mesmo que esteja consideravelmente abaixo do peso.
 
A incidência é muito maior em mulheres adolescentes e adultas jovens, especialmente pela influência mediática no padrão de beleza feminino.
 
Esta psicopatologia apresenta diversos riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição, e é essencial procurar uma orientação psicológica o mais rápido possível.
 
Não menos frequente, temos o Transtorno Obsessivo Compulsivo, também designado por TOC, em que o indivíduo apresenta uma obsessão e compulsão em determinadas situações.
 
A doença leva o portador a ter comportamentos considerados ridículos ou absurdos até para si mesmo, mas ainda assim não consegue evitá-los.
 
No geral são rituais, ações repetitivas e persistentes. A pessoa acaba por ser dominada por pensamentos desagradáveis, incapacitantes e até violentos caso não as realize.
 
A orientação psicológica é fundamental para diagnosticar adequadamente e oferecer alternativas ao paciente.
 
Relativamente ao Transtorno bipolar, é de adiantar que se trata de uma doença psicológica que pode ser caracterizada pela alternância de episódios de depressão com outros de euforia e exaltação (também chamados de mania).
 
Entre eles, é comum que haja um período variável de normalidade. Estes episódios não se devem confundir com os “altos e baixos” de pessoas comuns, uma vez que, as crises do paciente bipolar são mais extremas e duradouras.
 
O tratamento envolve o uso de antidepressivos e estabilizadores de humor com um controle muito rígido dos seus efeitos, combinado com a orientação psicológica.
 
Como podemos ver, o acompanhamento profissional é essencial para o tratamento das doenças psicológicas e, neste ponto, o Psicologia Viva lembra que, mesmo que a pessoa não apresente uma doença psicológica, um aconselhamento nesse sentido pode ser útil e ajudar a reduzir dúvidas, stress ou ansiedade e alcançar o  equilíbrio, por isso, seja por meios digitais ou presenciais, não hesite em pedir esse apoio sempre que necessário. Falar abertamente sobre o assunto também é um fator crucial para minimizar o sofrimento e ir ao encontro da ajuda especializada.