112

Bombeiros de Tavira recebem veículo de combate a incêndios de última geração

Fotos Bombeiros Municipais de Tavira
Fotos Bombeiros Municipais de Tavira  
 
 
 
 
 
O Município de Tavira, adquiriu um novo Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI) para os Bombeiros Municipais de Tavira, com vista à substituição de um outro com 30 anos de serviço.

Com 8000cc de cilindrada e uma bomba acoplada com capacidade de débito para 4200lts/min, o novo veículo está equipado para situações de busca e resgate, salvamento e desencarceramento, resgate em Grande Ângulo, combate a incêndios urbanos, iluminação e ventilação. 
 
Com um depósito de 2700 litros de água, dispõe ainda, de outros dois depósitos de espuma, para responder a cenários de matérias perigosas e que revelem perigo de toxicidade.  
 
Ao Algarve Primeiro, o 2º Comandante dos Bombeiros de Tavira, João Ferreira, explicou que o processo para a aquisição do novo veículo, foi desencadeado à cerca de 1 ano, altura em que foi lançado o concurso público. A viatura encontra-se em exposição na Feira de S. Francisco, até 5 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições de Tavira.
 
A previsão é de que o novo veículo, que custou cerca de 300 mil euros, entre em funcionamento até ao final do mês, faltando concluir alguns procedimentos burocráticos, nomeadamente a programação dos rádios na rede SIRESP.
 
Além deste investimento, a corporação necessita de continuar a renovar a sua frota, "dado o fim de vida útil de alguns veículos que temos, sendo necessária a sua substituição", concluiu o comandante.