Sociedade

Câmara de Faro revela novidades no arranque de mais um ano letivo

 
O ano letivo 2018/2019 arranca oficialmente em Faro no dia 17 de Setembro.

 
Conforme indica nota de imprensa da Câmara Municipal de Faro, "este ano há muitas noviades", nomeadamente a incorporação de 16 novos assistentes operacionais, que se vieram juntar aos 45 assistentes e aos 7 animadores recrutados no ano anterior, para reforço da rede escolar. 
 
A incorporação foi assinalada hoje, com uma pequena cerimónia no salão nobre municipal,"resolvendo o problema de falta de recursos humanos nas escolas que há muito era sentido".
 
No que respeita às instalações e equipamentos, o ano ficará marcado pelo alargamento da rede de educação pré-escolar, com a disponibilização de uma nova sala na EB de Estoi, para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. Hoje mesmo foi publicado em Diário da República a abertura de um concurso público para construção de 3 outras salas na EB1 de Bom João, que deverão entrar em funcionamento no ano 2019-2020.
 
Ainda no âmbito da requalificação da rede, as intervenções nas E.B. de Marchil (concluída) e Areal Gordo (em conclusão) representam um investimento na ordem dos 175 mil euros, em benefício da melhoria e funcionalidade dos espaços escolares, um pouco por todo o concelho, destaca a edilidade na mesma nota.
 
Relativamente aos apoios sociais serão este ano novamente alargados, para chegarem a mais famílias que mais precisam. Deste modo, os alunos de agregados familiares do escalão 4 da Segurança Social passam a integrar o Escalão B de apoio social escolar, juntando-se aos do escalão 3, incorporados em 2011, também por opção da autarquia, e a todos os outros que já compõem o Escalão A. 
 
Para além disto, mantém-se o programa de atribuição de bolsas de estudo para o ensino secundário e universitário, o funcionamento da componente de apoio à família com prolongamento de horário nos jardins-de-infância, assegurando atividades para além da componente letiva a mais de 300 crianças e, ainda, a operacionalização diária de 14 refeitórios e do serviço de refeições pré-confecionadas em três escolas.
 
A Câmara Municipal assinala também que assegura os transportes o todos os alunos do concelho. Este ano a edilidade estreia dois minibuses que levarão, de e para a escola, crianças residentes em áreas do concelho não servidas pela rede de transportes públicos. Entretanto, está prestes a entrar em funcionamento uma outra viatura, também adquirida pelo Município, para transporte de crianças portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida.
 
Assinalando o arranque de mais um ano letivo, o Município de Faro realiza, no próxomo dia 20 de Setembro pelas 18h00, mais uma edição da cerimónia de receção ao Professor e de entrega dos prémios de Mérito, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. 
 
Na ocasião, o Presidente da autarquia, que tem o pelouro da Educação, irá revelar as grandes novidades para o ano letivo que agora se inicia.