Economia

Câmara de Olhão lançou obra da Escola Nº5 mas já pensa na Paula Nogueira

 
 
 
 
 
No dia do lançamento da 1ª pedra que marcou o arranque das obras da Escola Básica do 1º ciclo nº5, António Miguel Pina reforçou que, «esta é mais uma obra que agora se inicia, que teve um ano de atraso, mas que é uma realidade há muito ambicionada».

 
O autarca frisou que, «por se tratar de uma obra de grande envergadura, teve de passar por diversas fases e concursos, dando lugar a este atraso no arranque dos trabalhos que estavam estimados para o passado ano letivo».
 
«Foi uma situação alheia à nossa vontade, mas o importante é que temos esta boa notícia para dar e outra que é a verba para iniciarmos as obras da velha Paula Nogueira».
 
António Miguel Pina aproveitou esta ocasião para anunciar que a EB 2.3 Paula Nogueira deverá entrar em obras já no início do próximo ano letivo, o que «é para nós um marco de extrema importância, pois a escola que foi construída ainda antes do 25 de Abril e que já reclamava obras há muito tempo, tal como a Nº5, vai agora ser remodelada».
 
Na mesma ocasião, o edil adiantou que, «a escola Nº5 vai ter condições únicas e é uma oportunidade, uma vez que, das cinco escolas que ganharam este financiamento no Algarve, Olhão tem duas em linha de requalificação».
 
A primeira pedra da escola Nº5 marca o início de um percurso que dará vida a uma escola também muito carenciada de intervenções e que, desta vez, «terá obras de fundo, na medida em que passará a ter nove salas de aula, um novo edifício com refeitório, biblioteca, sala polivalente e sala multideficiência, para além de uma nova sala de Professores».
 
Lançamento da 1ª pedra:
 
De acordo com informações do autarca, será a única escola no Sotavento, com uma sala de multideficiência, totalmente equipada, com as melhores condições.
 
Neste ultimo ponto, António Miguel Pina realçou a importância de dar especial atenção «e as melhores condições para as crianças que já têm dificuldades acrescidas e que precisam de um apoio especial», sem esquecer também que, «o espaço exterior terá todas as condições para os meninos e meninas brincarem».
 
O autarca disse ao Algarve Primeiro que, «até ao final deste mandato o executivo quer ter todas as escolas de traça centenária requalificadas, sendo que, para muito breve está programado o arranque das obras na EB1 nº4, da EB1 de Quelfes, da escola básica de Brancanes e a conclusão da segunda fase da Escola Básica nº1».
 
O autarca sublinhou que, «se não aproveitarmos estes financiamentos do Algarve 2020 para remodelarmos as nossas escolas mais antigas, dificilmente o conseguiremos fazer, pelo que, nos próximos 18 meses teremos a Nº 5 concluída e pronta para recebermos as crianças e, no mesmo intervalo de tempo, iniciaremos os trabalhos na Paula Nogueira».
 
Verificação do projeto:
 
António Miguel Pina disse não ter a menor dúvida de que, «apesar dos atrasos alheios à vontade do executivo, Olhão estará na linha da frente com o seu parque escolar até ao final deste mandato». Será desta forma que, «a comunidade educativa e encarregados de educação terão recompensado o esforço de terem os meninos a frequentar as aulas ao mesmo tempo que decorrem os trabalhos».
 
O edil, frisou que, «os monoblocos utilizados para acolher as crianças, têm as melhores condições; muito semelhantes ás das salas de aula, a organização de todo o espaço e crianças é que é sempre a parte mais difícil do processo».
 
Nesse sentido, o diretor do agrupamento disse ao nosso jornal que, «com a notícia do possível arranque das obras na Paula Nogueira já para a próximo ano letivo, vamos ter de começar a organizar-nos o melhor possível e o mais rápido que pudermos para garantirmos que as crianças não fiquem prejudicadas».
 
Carlos Gaspar evidenciou a importância das obras tanto na Nº5 como na Paula Nogueira, uma vez que, «são escolas muito carenciadas destas intervenções, são estabelecimentos que já há muito tempo reclamavam esta intervenção de fundo, uma vez que já não dão resposta ás necessidades dos nossos dias, seja do ponto de vista climatérico, seja ambiental, entre outros, por isso, temos de reunir esforços e ter as duas escolas em obras ao mesmo tempo».
 
Refira-se que as obras da Nº 5, estão orçadas em cerca de 2 milhões de euros, prevendo-se que terminem em Março/Abril de 2020, com as crianças a regressarem à nova Nº5 no ano letivo, 2020/2021.
 
Quanto à EB 2.3 Prof. Paula Nogueira, o investimento é de 3,2 milhões de euros.
 
Ambos os projetos são cofinanciados em 60% pelo programa Algarve 2020.