A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em parceria com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), promove esta quarta-feira, dia 31 de outubro, pelas 16 horas, uma ação de capacitação sobre risco sísmico no Algarve.
Esta sessão decorre no contexto da 6.ª edição do exercício público de sensibilização para o risco sísmico A Terra Treme, que se realiza no dia 5 de novembro, pelas 11h05 horas, data que coincide com o Dia Internacional dos Tsunamis.
Previsto na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de outubro, o objetivo deste exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – Baixar, Proteger e Aguardar – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo.
Para tal, são relevadas medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois de um sismo, convidando a CCDR Algarve todos os interessados a participarem nesta ação.
Além das Escolas, a ANPC tem, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico, procurado envolver um número crescente de participantes no exercício.